Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Bela Vista do Paraíso, no Norte-Central do estado, expediu recomendação administrativa ao prefeito de Alvorada do Sul, município integrante da comarca, buscando a imediata suspensão da divulgação de nomes de pacientes diagnosticados ou com suspeita de Covid-19.

A medida foi adotada na última sexta-feira, 25 de junho, após a promulgação, pelo Município de Alvorada do Sul, de lei que passou a autorizar a identificação de pacientes com pulseiras coloridas e a divulgação de seus nomes no site e nas mídias sociais oficiais. Na recomendação, a Promotoria de Justiça destaca que a intimidade e a privacidade são direitos fundamentais e que o diagnóstico de um paciente é protegido pelo sigilo profissional. Além disso, pontua que cabe ao poder público “adotar as cautelas necessárias para evitar uma superexposição das pessoas contaminadas ou suspeitas de estarem contaminadas pela Covid-19, de forma que, ao prevalecer o direito à saúde pública, esta não fulmine, por completo, o direito à intimidade/privacidade”.

O Ministério Público pondera que “ainda que com objetivo de garantir o cumprimento de medidas de isolamento e quarentena, a divulgação pública dos nomes dos portadores de Covid-19 ou casos suspeitos importa numa superexposição de tais pessoas, fugindo da razoabilidade”.

Foi concedido prazo de dois dias úteis para que o chefe do Executivo municipal informe o Ministério Público acerca das medidas adotadas para o cumprimento da recomendação.

Ascom/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.