Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fecomércio PR e Sebrae PR celebram convênio com Prefeitura de Apucarana e Sivana para implantação do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais no município

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae) firmaram convênio com a Prefeitura de Apucarana e o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) para implantação do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais no município.  

O programa irá contemplar todo o trecho comercial da Rua Ponta Grossa, beneficiando cerca de 150 estabelecimentos comerciais, em oito quadras – da esquina com a Rua Miguel Simeão até o entroncamento com a rua Padre Severino Ceruti.  

O termo de cooperação técnica foi assinado na terça-feira (31) pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana; pelo diretor-superintendente do Sebrae PR, Vitor Roberto Tioqueta; pelo prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins (Junior da Femac), e pela presidente do Sivana, Aída Santos Assunção. Acompanharam a assinatura o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae PR e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes; o vice-prefeito de Apucarana, Paulo Vital; o ex-prefeito de Apucarana e ex-secretário estadual da Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto (Beto Preto); e o gerente da Regional Norte do Sebrae, Fabrício Pires Bianchi, entre outros. 

Autoridades reunidas na sede do Sebrae, em Curitiba, para assinatura do termo de cooperação - Foto: Ivo Lima.

“O Programa de Revitalização de Espaços Comerciais nasceu a partir da revitalização do Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba, em que fizemos uma parceria com o Sebrae, o poder público local e outras entidades. Esse projeto se tornou referência e virou um programa nacional do Sebrae, que tem ajudado empresários e transformado centros urbanos Brasil afora”, relembrou Piana. 

Na primeira etapa, o Sebrae Paraná realizará um diagnóstico da rua, para levantamento das necessidades de melhorias estruturais e capacitações. Na sequência, será aplicada a metodologia do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, para transformar a identidade visual e promover melhorias estruturais nas lojas, além de aperfeiçoar a gestão empresarial, gerar ações de mercado e articular investimentos na infraestrutura pública, integrando todos os parceiros do projeto. “Já existe uma metodologia a ser trabalhada, que tem sido eficazmente aplicada em várias cidades do Paraná e do Brasil, sendo que a integração entre as entidades parcerias é o elemento fundamental para o sucesso do programa”, reiterou o diretor-superintendente do Sebrae PR.  

Para o prefeito Junior da Femac, a assinatura do convênio representa a valorização do comércio e a união do setor produtivo. “A Prefeitura fará todas as melhorias na parte física da rua, trânsito, iluminação, floreiras e mobiliário urbano. Me comprometi a ouvir o empresariado para que ela fique com a cara do nosso comércio. E no final disso tudo teremos empresas mais conectadas com o momento atual, vendendo mais, gerando mais empregos, mais renda e mais riqueza para a cidade”, afirmou o prefeito.  

Neto de pioneiros de Apucarana e prefeito da cidade por dois mandatos, de 2013 a 2019, Beto Preto destacou a satisfação de presenciar a implantação do projeto. “É um momento muito importante para a cidade, um investimento para a revitalização da região central. A Rua Ponta Grossa, com a Rua Rio Branco, são as ruas do comércio popular, de rua, e nós já vínhamos nessa atividade junto com a Aída Assunção, do Sivana, desde 2015/2016 e de lá para cá a ideia vem tomando corpo através do mandato do prefeito Junior que me sucedeu”, relembrou.  

Representando os comerciantes apucaranenses, a presidente do Sivana agradeceu à Fecomércio PR, ao Sebrae e à Prefeitura pela chegada do programa em Apucarana. “É uma alegria imensa participar dessa assinatura. Quem gosta da cidade, quer o melhor para ela e para a Rua Ponta Grossa, tão importante para o nosso comércio. Com as ações que passarão a ser implementadas vamos incrementar o comércio de rua e vamos beneficiar mais de 150 estabelecimentos comerciais”, destacou Aída.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.