Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com apoio do Sebrae/PR, pequenos negócios participam da feira para prospectar novos parceiros e clientes

A 14ª edição da Movelpar Home Show começou ontem (30), no Expoara Centro de Eventos, em Arapongas. São 160 expositores e a expectativa de receber um público de aproximadamente 17 mil pessoas entre lojistas, visitantes, arquitetos e profissionais da área de várias partes do País. O Sebrae/PR é um dos parceiros do evento e, neste ano, apoia a participação de pequenas empresas para exporem seus produtos e prospectarem negócios na que é considerada uma das principais feiras do setor, no Brasil.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, participou da solenidade de abertura e visitou o evento ao lado das autoridades presentes. A instituição é parceira da Movelpar desde 2008, subsidiando a participação de micro e pequenas empresas como expositoras em seu estande, de cerca de 50 metros quadrados, e disponibilizando conteúdos gratuitos para empreendedores e para o público visitante. Neste ano, a programação conta com oito talk-shows na arena de conhecimento do estande da NinhoTech, a Governança de Inovação de Arapongas. Os conteúdos e horários estão disponíveis no site da Movelpar.

Em 2024, as expositoras no espaço do Sebrae/PR são: Spezzia Decor, Nell, AJL Móveis, D Monegatto, Primax e Divini. Outras quatro empresas utilizam os bistrôs disponíveis no estande para apresentar seus negócios aos visitantes, são elas: Lens Química, Lucius Projetos, JBF Poltronas e Estopar.

A Primax, de Astorga, que trabalha na fabricação de cadeiras escolares e corporativas, trouxe para a Movelpar Home Show, na sua primeira participação, uma linha de produtos residenciais, com poltronas, banquetas e cadeiras. O CEO da empresa, fundada em 1999, Vinícius do Amaral, conta que começou a fabricar os próprios produtos em 2015 e, desde então, contou com o apoio do Sebrae/PR na área financeira, estruturação do layout da fábrica, na produção do catálogo de produtos, com subsídio do Programa Sebraetec, e na participação da Jornada de Transformação Industrial.

“O custo para participar de uma feira como a Movelpar é alto e não estava no nosso planejamento. Se não fosse pelo convite do Sebrae, não estaríamos aqui. Viemos com uma linha desenvolvida para varejo e atacado e com foco em expandir a nossa linha de produtos para mais estados brasileiros”, projeta Amaral.

Clauso Cechinel, da Nell Móveis, espera conquistar novos clientes a partir da exposição de linha assinada de cadeiras, poltronas e banquetas. Foto: Divulgação.

Fundada há 12 anos em Arapongas, a Nell Móveis trouxe para a feira uma linha assinada de cadeiras, poltronas e banquetas e outra de mesas e cadeiras com base em madeira maciça, com design moderno, ambas focadas no segmento residencial. O proprietário da empresa, Clauso Cechinel, destaca o apoio do Sebrae neste e em outros eventos importantes para as empresas do setor moveleiro.

“Acredito que a feira tem tudo para gerar bons resultados. Viemos para prospectar fornecedores, representantes e, é claro, realizar vendas. Conquistar novos clientes é de suma importância para a empresa”, afirma.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, enfatiza que o polo moveleiro de Arapongas se destaca como um dos maiores do Brasil e que a atuação da instituição, nas áreas de gestão e inovação, é fundamental para apoiar os pequenos negócios e fazer com que eles se conectem e sejam vistos em um grande evento de mercado como a Movelpar. Só em 2023, o Sebrae/PR atendeu 308 micros e pequenas empresas do setor.

“O setor está entre os cinco principais segmentos da indústria paranaense e Arapongas e região se destacam. Estamos oferecendo espaço para as pequenas empresas participarem da feira e no nosso estande também temos os consultores para atender empresários que atuam nas áreas do comércio e serviços”, conta.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), José Lopes Aquino, lembra da tradição da Movelpar, que recebe visitantes de várias partes do Brasil e, inclusive, compradores internacionais. Segundo ele, o polo moveleiro de Arapongas reúne aproximadamente mil indústrias, são cerca de 370 só na cidade, e muitas delas estão expondo seus produtos na feira.

“Precisamos ajudar a criar valor para o setor, gerar empregos, fazer com que as indústrias cresçam, invistam e se modernizem, com inovações”, cita.

A Movelpar Home Show 2024 começou nesta terça-feira (30) e vai até quinta (1º), das 11h às 19h, no Expoara Centro de Eventos, em Arapongas, norte do Paraná. A última edição do evento, em 2022, recebeu um público de 20 mil pessoas do Brasil e do exterior, contou com a exposição de 142 indústrias nacionais, com a participação de 62 compradores internacionais, e movimentou R$ 650 milhões em negócios durante e após a feira.

Asimp/ Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.