Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto piloto de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, subsidiado pela Prefeitura e Sebrae Paraná, teve a participação de 23 pequenos produtores

Vinte e três pequenos produtores de alimentos de Arapongas receberão, na próxima quinta-feira (17), os certificados de participação no projeto piloto Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, conduzido pela Prefeitura em parceria com o Sebrae Paraná. O objetivo é aplicar inovações e novas tecnologias para promover o aumento da produção e a transição da produção agrícola convencional para a orgânica, com foco no atendimento das demandas do futuro Sacolão Municipal de Arapongas e contrato da merenda escolar.

Divididos em grupos, os agricultores familiares foram assistidos, ao longo de todo o ano de 2021, por técnicos capacitados em novos conceitos de gerenciamento da produção, voltada para o desenvolvimento mais sustentável - especialmente para a ampliação e transformação das propriedades em agricultura 100% orgânica. As ações foram direcionadas para a busca da viabilidade econômica da atividade em equilíbrio com os aspectos sociais e ambientais, para garantir a sustentabilidade do processo.

A diretora de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Arapongas, Vicky Vergara, explica que a migração da agricultura convencional para a orgânica ocorre de forma gradativa e traz inúmeros benefícios para a saúde de quem cultiva e de quem consome os alimentos. “Para os produtores, ainda tem a vantagem financeira, pois eles reduzem os gastos com insumos químicos e conseguem vender as frutas, hortaliças, legumes e verduras a preços melhores no mercado”, aponta.

Segundo Vicky, todos os agricultores participantes do projeto são fornecedores da merenda escolar. E a adesão a tecnologias alternativas de produção também tem o objetivo de promover a adaptação deles para que se adequem às novas regras para a oferta da merenda escolar, que até 2030, deverá ser produzida 100% com alimentos orgânicos nas escolas das redes municipais e estaduais do Paraná. O próximo passo, após a transição completa da produção, é buscar o selo de certificação de produtos orgânicos.

A consultora do Sebrae Paraná, Cinara Tozatti, afirma que o projeto, que teve 70% do valor subsidiado pelo Sebraetec e os outros 30% pela Prefeitura de Arapongas, ofereceu capacitações individualizadas, para análise do solo e água, proteção natural e emprego de tecnologias na produção, e também contou com visitas em grupo, para que os produtores conhecessem as outras propriedades e trocassem experiências. “A ideia foi também incentivar esses pequenos agricultores a trabalharem com produtos diferenciados para alcançar mais mercado e melhorar a renda”, completa.

O produtor rural João Machado conta que levou três anos para fazer a transição completa da produção convencional para a orgânica. A participação no projeto, em 2021, o ajudou na conquista da certificação. “Hoje, tenho uma área de 11 mil metros de produtos certificados, entre hortaliças e legumes”, comemora. A principal vantagem, segundo ele, é poder vender os orgânicos a preços melhores e para compradores certos. Agora, o objetivo é comprar novos maquinários e ampliar a produção.

O agricultor Wagner Antonio Borges Ferreira também já produzia orgânicos, mas a capacitação foi importante para adequar as técnicas e se preparar para a conquista da certificação. “Eu tenho muito problema com veneno. Aqui, na área da minha propriedade, 90% da produção é de soja convencional”, conta. Além dos benefícios para a própria saúde, Ferreira diz que os clientes valorizam mais os orgânicos, que ele comercializa em um ponto dentro da propriedade. Com o selo, ele almeja ampliar mercado.

A entrega dos certificados de participação no projeto será realizada na quinta-feira (17), às 14 horas, no auditório da Prefeitura de Arapongas, que fica na rua Garças, 750, centro da cidade.

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.