Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento apresentou a importância de levar conteúdos sobre empreendedorismo para as crianças e incentivar a adesão das escolas

Cerca de 90 professores da rede de municipal de ensino de Arapongas, no norte do Paraná, foram apresentados, na noite da terça-feira (5), ao projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma metodologia do Sebrae destinada a fomentar a educação e cultura empreendedora nas escolas. O objetivo foi enfatizar a importância de levar conteúdos sobre empreendedorismo para as crianças e incentivar a adesão das escolas da cidade.

O JEPP incentiva os estudantes a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. O projeto, que é personalizado de acordo com cada ano do ensino fundamental, procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

A professora e supervisora da Escola Antônio de Moraes Barros, Gisele Aparecida Machado, já conhece e aplicou o projeto com os alunos. Segundo ela, as crianças adoram participar. “É muito gratificante. Os alunos confeccionaram e venderam os seus produtos, arrecadaram dinheiro, ficaram empolgados”, conta. As atividades, distribuídas ao longo do ano, podem ser desenvolvidas durante o período de aulas, dentro da grade curricular, ou no contraturno.

A consultora do Sebrae Paraná, Cinara Tozatti, diz que a palestra foi oferecida aos professores com o objetivo de apresentar o projeto e estimular as escolas a levarem esse conteúdo diferenciado para as crianças. “Os municípios que participam do programa Cidade Empreendedora do Sebrae, como Arapongas, têm acesso ao JEPP de forma gratuita, com a capacitação dos professores e todo o material de suporte para a aplicação dos conteúdos”, explica.

Para a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação de Arapongas, Rosângela Alvarenga Morassutti, que já teve a oportunidade de conferir na prática os resultados do projeto quando atuou na coordenação de uma escola da cidade, o JEPP possui excelente metodologia. “Desenvolve a criatividade, incentiva o comportamento empreendedor, assim como valores éticos e culturais, e mostra que as crianças são capazes de tudo”, explica.

Ela conta que muitos professores saíram animados e dispostos a aplicar a metodologia com os estudantes depois de acompanharem a apresentação desta terça-feira. “Vou me reunir com os diretores para definir os próximos passos. O acompanhamento do Sebrae será fundamental”, afirma.

Asimp/ Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.