Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cidade ficou em primeiro lugar na categoria entre municípios de 100 mil a 200 mil habitantes, com mais de R$ 2,4 milhões em crédito concedidos em 2021

Arapongas, no norte do Paraná, recebeu o Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae 2021 como 1º lugar na categoria de municípios paranaenses entre 100 mil e 200 mil habitantes. Os prêmios deste ano e também de 2020 foram entregues, nesta semana, durante o Encontro Estadual de Agentes de Crédito, realizado em Foz do Iguaçu, pela Fomento Paraná e Sebrae/PR.

Os agentes de crédito são responsáveis pela orientação de empreendedores e pela intermediação de operações nos municípios, por meio das prefeituras, salas do empreendedor e agências do trabalhador. Atualmente, são mais de 380 profissionais ativos em 283 cidades do Paraná. A premiação é o reconhecimento do trabalho realizado pelos agentes e leva em conta o melhor desempenho em volume de operações, índices de inadimplência, entre outros critérios.

“Essa premiação é um estímulo para que prefeituras e agentes de crédito possam oferecer ainda mais crédito para manter empregos, negócios e renda nas localidades”, afirma o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves. Ele destaca a importância da parceria com o Sebrae/PR, desde o início das atividades da instituição, há 21 anos, como importante fator para a capacitação dos agentes e dos empreendedores, ajudando a promover a contínua melhoria do ambiente de negócios no Paraná.

Em Arapongas, município com cerca de 126 mil habitantes, foram concedidos, até 25 de novembro, R$ 2.468.555,90 em crédito para os empreendedores. Em 2020, a cidade ficou com o terceiro lugar na premiação.

A agente de crédito de Arapongas há nove anos, Valquiria Aparecida Trevisan Pereira, recebeu o prêmio em Foz do Iguaçu e comemora o reconhecimento. “É muito gratificante poder contribuir com o desenvolvimento local e os sonhos dos empreendedores”, descreve. Segundo ela, o programa de microcrédito promove a melhoria da competitividade dos pequenos negócios, especialmente neste momento de retomada da atividade econômica pós-pandemia.

A consultora do Sebrae/PR em Arapongas, Cinara Tozatti, destaca que o trabalho da Valquíria ajudou a desenvolver muitas empresas e fez com que surgissem novos negócios na cidade. “É um trabalho que ela realiza muito bem, visitando as empresas, com disposição para ajudar. Empreendedores das cidades da região, como Sabáudia e Pitangueiras, reconhecem essa atuação e também a procuram”, elogia. A consultora lembra que o programa apoia empresários que não conseguem acesso a crédito nos bancos e buscam taxas mais baixas para fortalecer os negócios.

No norte do Paraná, em 2020, a cidade de Apucarana recebeu o primeiro lugar do prêmio na categoria de municípios entre 100 mil e 200 mil habitantes. Cornélio Procópio ficou com o terceiro lugar na categoria de municípios de 20 mil a 50 mil habitantes; Florestópolis de destacou em primeiro entre municípios de 10 mil a 20 mil habitantes; Tomazina ficou com a segunda posição e Cambira com a terceira na categoria destinada aos municípios que possuem até 10 mil habitantes.

Em 2021, além de Arapongas, foram reconhecidos com o prêmio, na categoria de municípios de 20 mil a 50 mil habitantes, os municípios de Cambará (2º) e Cornélio Procópio (3º).

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.