Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Copel já iniciou as obras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bela Vista, no Sudoeste do Paraná e a construtora contratada para os trabalhos tem vagas de emprego abertas na região. As pessoas interessadas devem procurar a Agência do Trabalhador de Verê ou de São João para fazer um cadastro e se candidatar aos postos disponíveis de acordo com sua qualificação.

As obras começaram neste mês de junho e devem durar até o final de 2020. A estimativa é que sejam gerados cerca de 300 empregos diretos, podendo chegar a 500 no pico das obras – previsto para meados do primeiro semestre do ano que vem.

Há vagas nas áreas de construção civil, tais como servente de pedreiro, pedreiro, armador e carpinteiro, e de montagem eletromecânica. Será dada prioridade para contratação de mão de obra local, ou seja, moradores dos municípios de São João, Verê e Dois Vizinhos. Embora não haja requisito mínimo de qualificação para concorrer às vagas, terão preferência trabalhadores com experiência nas funções.

Famílias

A Copel também vai atualizar o cadastro socioeconômico das famílias que vivem nas áreas abrangidas pela usina. O cadastro tem por finalidade identificar e categorizar a população lindeira do reservatório para auxiliar na aplicação de medidas para reduzir e compensar eventuais impactos causados pela obra.

O cadastramento é feito pela empresa Soma, contratada pela Copel. As informações sobre cadastramento e também sobre as vagas de emprego podem ser obtidas pelo fone 0800 644 5445.

Bela Vista

A PCH será instalada no Rio Chopim, entre os municípios de Verê, onde fica o canteiro de obras, e São João, no Sudoeste paranaense. O empreendimento recebeu do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a licença de instalação em maio de 2019. Naquele mesmo mês foi assinado o contrato de fornecimento de bens e prestação de serviços para implantação da usina e do sistema de transmissão associado, com as obras iniciadas já em junho.

Quando estiver pronta, Bela Vista terá potência instalada de 29 megawatts (MW) e garantia física de 18,32 MW médios – podendo produzir energia elétrica para até 100 mil pessoas. Na área da PCH será também construída uma subestação elevadora (13,8 kV/138 kV) conectada à subestação Dois Vizinhos através de uma linha de transmissão de 18 quilômetros de extensão que passará por Verê, São Jorge D’Oeste e Dois Vizinhos.

A previsão é que a usina inicie o fornecimento de energia até o final do ano que vem.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.