Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em Centenário do Sul, no Norte Central do estado, o Ministério Público do Paraná e a Polícia Civil cumpriram na quinta-feira, 23 de junho, 17 mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Hera, que investiga possíveis crimes de peculato, associação/organização criminosa e lavagem de dinheiro envolvendo desvio de recursos da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Centenário do Sul (APMIF). Estima-se o desvio de R$ 3 milhões das contas da entidade. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de munição.

Conforme já apurado, servidores municipais seriam responsáveis por determinar ou autorizar pagamentos pela APMIF a beneficiários indevidos. Voltada a prestar assistência à maternidade e infância, a entidade é custeada integralmente por recursos públicos, notadamente verba municipal. Pelo MPPR, a ação é conduzida pela Promotoria de Justiça da Comarca. Na Polícia Civil, as investigações são realizadas pela Divisão Estadual de Combate à Corrupção.

Afastados dos cargos – As ordens de busca e apreensão abrangem as residências dos investigados – servidores da prefeitura e particulares – e também a sede da APMIF, do Município e da Câmara Municipal e foram deferidas pelo Juízo Criminal de Centenário do Sul. A Justiça também impôs o afastamento temporário das funções de três servidores da prefeitura (incluindo o chefe de Gabinete do prefeito e o secretário municipal de Finanças), de uma servidora do Legislativo Municipal e de quatro funcionários da entidade, além do bloqueio de bens de 11 pessoas e de uma empresa.

Ascom/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.