Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espaço vai oferecer atendimento gratuito para empreendedores no município

Foi inaugurada, na terça-feira (1), a Sala do Empreendedor de Centenário do Sul no norte do Paraná. O espaço vai funcionar na antiga Biblioteca Municipal, que fica na rua Desembargador Munhoz de Melo. O atendimento aos empreendedores será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, de forma gratuita.

A Sala do Empreendedor funcionará como um canal de atendimento disponibilizado por meio de parceria entre Sebrae/PR e Prefeitura de Centenário do Sul. O objetivo é incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, assim como facilitar a abertura de novas empresas, e oferecer orientações e capacitações aos microempreendedores individuais (MEI).

Por meio da Sala, os empreendedores poderão acessar serviços como a impressão do boleto mensal (DAS), certificado e cartão do CNPJ do MEI; fazer a declaração anual (DASN); parcelar dívidas; fechar a empresa; emitir certidões de débitos tributários federais e estaduais; consultar a regularidade do empregador, assim como informações sobre empréstimos e financiamentos da Fomento Paraná; além de realizar cursos gratuitos do Sebrae/PR.

Levantamento realizado pelo Sebrae/PR no primeiro quadrimestre deste ano mostra que Centenário do Sul possuía 563 microempreendedores individuais formalizados, 345 microempresas (ME), 23 empresas de pequeno porte (EPP), e 136 médias e grandes empresas. Em 2021, seis negócios foram encerrados na cidade, enquanto 24 novas empresas foram abertas. O município possui 1.142 negócios ativos.

A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, diz que, por meio da Sala do Empreendedor, a instituição oferecerá suporte aos MEI da cidade, com a oferta de cursos, oficinas e consultorias gratuitas com foco na melhoria da gestão dos negócios. “A inauguração ocorre em um momento importante, em que os empreendedores precisam de apoio para seguir com as atividades e superar a crise”, afirma.

O prefeito de Centenário do Sul, Junior Tavian, destaca que a parceria com o Sebrae/PR vai contribuir para alavancar o desenvolvimento econômico local. “A Sala irá proporcionar acesso a crédito mais barato, além de cursos gratuitos de gestão para capacitar e formar nossos empreendedores”, comemora o prefeito.

Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (43) 3675-8000 e e-mail saladoempreendedor@centenariodosul.pr.gov.br. No site da Prefeitura de Centenário do Sul, o empreendedor encontra a página da Sala do Empreendedor e já pode acessar vários serviços online.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.