Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Realizada em Cerro Azul entre os dias 09 e 12 de junho, o evento terá exposição do produto típico regional e de tecnologias, além de shows e palestras

A cidade de Cerro Azul, localizada no Vale do Ribeira, recebe a 26ª Festa Nacional da Ponkan de 09 e 12 de junho. Com estimativa de 50 mil participantes, o evento terá a exposição de ponkans e laranjas cultivadas na região, espaço para apresentação de tecnologias e inovações agrícolas, além de palestras e shows. Realizado no Centro de Eventos de Cerro Azul, a entrada é gratuita.

A Festa Nacional da Ponkan é realizada durante a colheita do cítrico identificado pelo Sebrae Paraná como um produto em potencial para possuir o registro de Indicação Geográfica (IG).

“Com a volta do evento após dois anos, por conta da pandemia, será possível demonstrar para a comunidade e visitantes o trabalho e as ações que estão sendo desenvolvido junto aos agricultores com o objetivo de valorizar os produtos e a economia local. A partir desse trabalho, a ideia é incentivar negócios sustentáveis e ter um padrão da fruta, com qualidades e características únicas”, diz o consultor do Sebrae Paraná, Ivan Evangelista.

O local terá espaço dedicado para o produtor, apresentação de inovações e tecnologias agrícolas e feira de malhas. A ponkan estará ao lado de variedades da tangerina expostas para que o visitante possa conhecer. Ainda serão realizadas capacitações para os produtores, por meio de palestras abordando temas como a melhora da produção e aposentadoria.

Segundo o secretário municipal de Projetos, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alexandre Dantas Briguetti, os produtores familiares movimentam 70% do PIB (Produto Interno Bruto) de Cerro Azul.

“Estamos retomando o evento com o objetivo de valorizar o que temos de mais importante no município. Com uma estrutura renovada, espaço diferenciado para o produtor, trazendo o olhar de valorização local e fortalecendo o reconhecimento nacional de Cerro Azul. Além disso, estamos felizes com o processo de Indicação Geográfica, pois acreditamos que irá trazer uma chancela importante ao produto, que já possui uma diferenciação de sabor e coloração específica da região”, celebra.

A região conta com 130 produtores que trabalham diretamente com a Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária do Vale do Ribeira Paranaense (Copavale) e a Cooperativa dos Produtores do Vale (Provale). Para a presidente da Copavale, Debora Aparecida do Nascimento, as expectativas são positivas.

“Acredito que essa edição contará com um bom público e vamos retomar as festividades da safra da ponkan. Vejo, principalmente, como um momento de divulgação do trabalho que vem sendo realizado junto aos produtores locais e aos residentes para trazer maior valorização ao trabalho realizado na região”, finaliza Debora.

Programação

A abertura da Festa Nacional da Ponkan será realizada na quinta-feira. Com início às 19h, será realizado um culto de abertura e, na sequência, o show da Banda Adoração Campeira. Na sexta-feira, estão previstos shows dos artistas Jeann & Julio, Biron da Pisadinha e Henrique Strada.

Está previsto para sábado, às 14 horas, a realização da cerimônia de abertura oficial do evento, com a presença de autoridades locais e estaduais. Além disso, serão realizados os shows das duplas sertanejas Guilherme & Benuto e Zé Paulo & Alex. Para a presença na área do show, no sábado, é necessário apresentação de ingresso, disponível para compra via site. A programação oficial do evento será finalizada no domingo, com missa campal e almoço, com costela fogo de chão. Estão previstos ainda shows da Minha Banda é Uma Festa e do Grupo Rodeio. Mais informações sobre a festa estão disponíveis pelo site ou pelo telefone (47) 98865-6458.

Indicação Geográfica

A ponkan do Vale do Ribeira foi eleita pelo Sebrae como um produto com potencial para possuir o selo de Indicação Geográfica. Atualmente, estão sendo levantados estudos para identificar em qual modalidade o produto irá realizar o pedido para o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.