Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento, dia 31, vai marcar lançamento do programa “Profissão 4.0”.

A cidade de Prado Ferreira, 60 quilômetros de Londrina, vai viver uma noite especial nesta sexta-feira, dia 31. É que estarão por lá os cientistas do badalado grupo “Ciência em Show” (https://www.cienciaemshow.com.br/), de São Paulo. Eles farão apresentações científicas, de uma hora de duração, para marcar o lançamento do programa “Profissão 4.0”, idealizado pela prefeitura. O espetáculo será às 19 horas num palco especialmente montado na Rua Brasil, em frente à praça central.

O Ciência em Show existe há 19 anos e realiza inúmeras apresentações em todo o país. O espetáculo, bastante visto também nos principais programas de tevê dos grandes centros do Brasil, será totalmente gratuito para a população prado ferreirense, especialmente para as crianças e jovens, que vão poder interagir com os cientistas ao vivo.

A trupe, integrada por Daniel Angelo, Gerson Julião e Will Namen, aborda a ciência do dia a dia de uma forma descomplicada e descontraída, desde fenômenos ligados à física e química até eletrônica e novas tecnologias.

Segundo a pedagoga e especialista em tecnologia, Ana Ralston, que também é membro do grupo, o público da cidade e da região terá a oportunidade de ver nove experimentos bastante interessantes. “O Ciência em Show considera que as experiências são importantes para fomentar no público a pergunta: por que isso acontece? O espetáculo, nessa perspectiva, gera motivação, repertório, senso crítico e olhar científico”.

Profissão 4.0

A prefeitura de Prado Ferreira traz o Ciência em Show para promover o lançamento do programa municipal intitulado “Profissão 4.0”, que tem por objetivo preparar as novas gerações, na faixa dos 6 aos 29 anos de idade, para sua independência econômica e social, diminuindo a dependência de programas sociais. O programa faz parte da política de assistência social do município por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), e tem o apoio da Secretaria Regional de Educação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp).

Inspirado em pesquisas que foram conduzidas no “MediaLab” do consagrado Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA), o projeto tem por objetivo iniciar a formação, capacitação e orientação profissional para que os beneficiados enfrentem os desafios impostos pela atual revolução tecnológica.

Começa em julho

O programa vai funcionar diuturnamente, com sede na Biblioteca Municipal Paulo Freire, na Rua Jaú. Os alunos farão cursos e passarão por workshop, oficinas, darão apoio a startups e realizarão visitas técnicas, entre outras atividades, incluindo trabalhos em laboratório (Fab Lab) que tem ferramentas controladas pelo computador, inclusive com impressora 3D.

As turmas serão compostas de 20 a 30 alunos por curso. Inscrições iniciam-se no mês de junho e os cursos, a partir de julho.

Marcelino Jr./Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.