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O Consórcio Cambé OAE Bratislava, formado por 3 empresas, foi declarado vencedor da licitação para construção da Trincheira Bratislava, na BR-369, em Cambé, pela Comissão de Licitação do DER.

O Consórcio terá um prazo de 18 meses – três para o projeto e 15 para execução da obra – no valor de R$ 13.560.000,00 milhões. Agora,  o DER abrirá prazo de recurso.

O Consórcio foi o segundo colocado no certame. A primeira arrematante foi desclassificada na fase de análise de documentação.

O desconto é de aproximadamente 25% sobre o valor máximo de R$18 milhões previsto no edital, sendo R$ 350 mil para a elaboração do projeto e R$ 17,6 milhões para a execução da obra, e um prazo de 18 meses – três para o projeto e 15 meses para a obra.

Regime diferenciado

A licitação atraiu nove empresas que disputaram o projeto e execução para a obra da Trincheira Bratislava, na BR 369, em Cambé. Com um modelo até então inédito no Paraná, o Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi) difere da licitação padrão pela agilidade porque permite a contratação de uma empresa ou consórcio para elaborar o projeto executivo de engenharia e imediatamente dar início à execução da obra. No RDCi, por exemplo, será verificada a documentação somente da empresa vencedora da licitação, e não de todos os participantes, tornando esta fase de habilitação muito mais rápida. E há somente uma fase para interposição de recursos.

Obra

O cruzamento entre a BR-369, a Avenida Brasil e a Estrada da Bratislava está na rota principal do trecho Londrina – Maringá, apresentando tráfego intenso de veículos. Por ali passam também moradores de cidades próximas, como Rolândia, Arapongas e Ibiporã, que se deslocam para trabalhar.  A estimativa para o volume de tráfego diário médio de veículos no local é de quase 20 mil automóveis e mais de 6 mil caminhões. Os engarrafamentos são comuns nos horários de pico.

A obra será executada na BR-369, no cruzamento com a Avenida Brasil e a Estrada da Bratislava, em Cambé. Na região, a obra é conhecida como Viaduto da Bratislava. A BR-369 será rebaixada para criar uma trincheira, e a obra será executada com dois viadutos, que darão continuidade à Avenida Brasil e a Estrada Bratislava em uma extensão aproximada de 800 metros.

Comissão de Infraestrutura

A trincheira está entre as obras prioritárias da Comissão de Infraestrutura de Londrina e região. Criada em 2017, reúne o deputado Tiago Amaral, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente, a OAB e o CREA também se uniram à comissão. O objetivo é definir e lutar pelas obras que são relevantes para a infraestrutura e desenvolvimento de Londrina e região.

Rosi Guilhen/Assessora de Comunicação deputado Tiago Amaral

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