Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começou a vigorar o Programa de Recuperação Fiscal de 2017 da Prefeitura de Tamarana. O projeto do Refis apresentado pelo poder Executivo foi aprovado em definitivo pela Câmara de Vereadores no último dia 13, e transformou-se na lei 1.209/2017. Por meio da iniciativa, contribuintes que devem IPTU, ISS ou taxas municipais terão desconto de 100% em juros de mora e multas caso quitem seus débitos à vista até 20 de dezembro. Se as dívidas estiverem ajuizadas, o pagamento tem de ser feito até 15 de dezembro, pois as custas processuais e os honorários advocatícios também precisam estar liquidados.

O Refis pode resultar em uma arrecadação de até R$ 547.640,07 para a Prefeitura de Tamarana. De acordo com a secretária de Fazenda da cidade, Bruna Silva Miranda, esse montante servirá como complemento ao caixa do município. "Vai ser um auxílio para o fechamento do ano, porque as receitas municipais têm diminuído. Ou seja, não estão exatamente na proporção que nós orçamos. O Refis é para reforço do caixa", afirmou ela.

A secretária de Fazenda explicou ainda que, apesar de se encontrarem em condição equilibrada, as finanças da prefeitura não tiveram o mesmo "apoio" do último ano, quando o governo federal repassou para as prefeituras valores consideráveis obtidos por meio da repatriação de recursos do exterior. "Com a repatriação em 2016, tanto Tamarana quanto outros municípios do mesmo porte conseguiram fechar o ano sem déficit de orçamento. Em 2017, nós temos enxugado despesas desde o começo do ano, já que não contamos mais com essa receita. E também estamos com o Refis para aumentar a arrecadação".

Durante os próximos dias, os tamaranenses serão informados em suas próprias casas a respeito do Programa de Recuperação Fiscal. "Através dos agentes comunitários de saúde, vamos entregar um comunicado para os contribuintes", contou a secretária de Fazenda, que ainda lembrou que o Refis não é válido para débitos relativos ao ITBI. Além disso, as dívidas que fazem parte da iniciativa são aquelas geradas até dezembro de 2016.

Para participar do Refis, o contribuinte deve comparecer à Diretoria de Tributação, que fica no próprio prédio da prefeitura (Rua Izaltino José Silvestre, 643, Centro) e apresentar RG e CPF – ou CNPJ, no caso das empresas. Com essas informações, já é verificado de imediato o valor do débito junto ao município. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone da diretoria para mais informações é o 3398-1935.

Lucas Marcondes Araújo/Asimp/PMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.