Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obra faz parte de modernização do fornecimento de energia a pequenos municípios

A Copel acaba de colocar em operação mais uma subestação do programa Confiabilidade Total, que prevê investimentos em tecnologia para reduzir as quedas e melhorar a confiabilidade do fornecimento  em todo o Paraná, levando recursos de automação também aos sistemas que atendem pequenas cidades do Estado. A construção da subestação de Santa Amélia, no Norte Pioneiro, absorveu R$5 milhões, e agora serve ao atendimento de 1.827 unidades consumidoras do município e das vizinhas Bandeirantes e Abatiá.

A subestação opera em 34,5 mil volts e segue modernos padrões construtivos, com iluminação em LED, operação remota e reversão automática, que permite alteração da fonte de alimentação sem a necessidade de intervenção humana. Outras duas subestação em padrões semelhantes estão em fase final de construção na região, em Salto do Itararé e Sapopema. E uma unidade de maior porte deve ficar pronta no final do ano em Joaquim Távora.

De acordo com o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Julio Omori, as subestações melhoram a qualidade do fornecimento e garantem maior disponibilidade de energia para utilização pelos consumidores, servindo de apoio para o crescimento do agronegócio, entre outros setores da economia. “Estamos levando a democratização da qualidade da energia aos pequenos municípios”, comenta.

Confiabilidade total

A subestação de Santa Amélia é a segunda a ser colocada em operação pelo programa Confiabilidade Total, que no final de maio já havia energizado uma unidade no município de Antônio Olinto, no Centro-Sul paranaense. As duas subestações têm potência de transformação de 7 MVA (megavolt-ampère), com a vantagem de atender as cargas de maneira mais próxima e assim evitar perdas no sistema.

O programa atua ainda na construção de estações de chaves, implantação de equipamentos de automação e melhorias nos sistemas de comunicação no sistema de distribuição que atende as áreas urbana e rural em dezenas de municípios. Em um ano e meio de trabalho, foram construídas estações de chaves em 35 municípios com população estimada entre 1.700 e 29 mil habitantes.

Adicionalmente, foram implantados 3.500 sistemas de automação em equipamentos especiais, e formados 506 sistemas de autorrecuperação, ou self-healing. Estes sistemas atuam na redução dos impactos que interferências externas podem causar ao fornecimento, pois identificam a localização da causa geradora do desligamento e religam automaticamente os trechos que não foram diretamente afetados pela ocorrência. O investimento total no programa Confiabilidade Total soma até o momento R$ 67 milhões.

Asimp/Copel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.