Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Condomínio do Idoso em Cornélio Procópio, na Região Norte do Estado, alcançou 95% de conclusão neste mês, chegando à fase de acabamento e revisão final. O Residencial Zulmira Alves Badaró é mais um destinado para idosos com renda mensal de um a seis salários mínimos em construção no Estado e tem 40 imóveis adaptados de 40 m², compostos por um quarto, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A conclusão está prevista para o final de agosto.

Para atender os idosos, o empreendimento conta ainda com ambulatório, praça de convivência, biblioteca, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas, quiosques de jogos, além de um lago e paisagismo. A utilização dos espaços funciona em sistema de locação com o pagamento de um aluguel mensal equivalente a 15% de um salário mínimo nacional.

O complexo é fechado com grades e conta com portão e guarita. A administração será da prefeitura, que ficará responsável por ofertar atendimento médico, fisioterapia, psicologia, e, eventualmente, disponibilizar uma unidade móvel para acompanhamento dos moradores. Uma das ideias é promover, também, aulas de artesanato e pintura.

Há três particularidades para atender o público composto pelos idosos: as portas são maiores do que os projetos habituais da Cohapar, os banheiros terão barras de segurança e os acessos externos contarão com rampas, pensando também em uma rotina com cadeira de rodas.

A seleção dos beneficiários já foi realizada e foram priorizadas pessoas de mais de 60 anos que residem em áreas de risco ou insalubres; com deficiência ou mobilidade reduzida e beneficiários de programas de assistência social.

Sobre o programa

O Viver Mais é uma modalidade do programa Casa Fácil Paraná voltada especificamente para a terceira idade. Neste modelo, os imóveis não são doados ou vendidos ao público beneficiado, mas cedidos por tempo indeterminado para que, após a sua desocupação, eles sejam novamente direcionados para o atendimento ao público-alvo.

Os convênios firmados com os municípios preveem contrapartidas das prefeituras que incluem a doação das áreas para a construção dos conjuntos, obras de infraestrutura no entorno e trabalhos de acompanhamento médico e social periódicos no local para os moradores.

Já existem três unidades em funcionamento, localizadas em Prudentópolis, Foz do Iguaçu e Jaguariaíva, e outras em construção, nos municípios de Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Irati e Francisco Beltrão.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.