Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo do encontro, que será realizado na sede do Sebrae, é estreitar o contato e as relações comerciais com o país vizinho para a exportação de bonés

Na próxima terça-feira, dia 3, o cônsul da Argentina no Paraná, Pedro Ezequiel Marotta, estará em Apucarana para participar de um encontro com representantes de 30 empresas do segmento de confecção de bonés. O evento, organizado pela Agência Terra Roxa, será realizado na sede do Sebrae, que fica na avenida Irati, 602, e incluirá uma palestra com o tema “Argentina: perspectivas e oportunidades de negócios”, seguida de um bate-papo e uma visita in loco em uma das fábricas da cidade.

O consultor do Sebrae/PR, José Henrique Martins, diz que o setor de vestuário e bonés de Apucarana evoluiu muito nos últimos anos, não apenas na qualidade dos produtos, mas em termos de estrutura e equipamentos. “Os modelos de negócios se diversificaram muito e o segmento de bonés teve que se reinventar. Agora, estamos num momento propício para ampliar as exportações”, aponta. Os países do Mercosul, segundo o consultor, apresentam vantagens pelo transporte facilitado. Martins diz que, além de bom pagador, o mercado externo valoriza os produtos e são compradores fieis.

“O encontro com o cônsul argentino tem o objetivo de derrubar algumas barreiras psicológicas, de que é muito complicado exportar”, exemplifica Martins. A aproximação com o representante do país vizinho é uma das ações realizadas na tentativa de implantar uma cultura de exportação nas empresas. Algumas delas já enviaram seus produtos para outros países, como a própria Argentina, Paraguai, Espanha e até Estados Unidos. “Queremos que os empresários se apropriem do conhecimento, estruturem um sistema de exportação e que isso se torne rotina”, adianta.

O diretor executivo da Terra Roxa, Alexandre Farina, ressalta que o mercado argentino está muito próximo do Norte do Paraná e possui potencial interessante a ser explorado pelos empresários da região. “Temos um relacionamento muito frutífero com a representatividade argentina no estado. Já organizamos missões comerciais, rodadas de negócios, visitas diplomáticas e de lideranças políticas argentinas aqui”, cita. Como Pedro Ezequiel Marotta assumiu recentemente o trabalho no estado, Farina diz que o objetivo é trazê-lo para uma interação direta com lideranças, empresas e instituições do Norte do Paraná.

“Queremos potencializar o relacionamento cultural e comercial da Argentina com a nossa região”, acrescenta Farina. Segundo ele, a aproximação com o cônsul é a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido na região por meio do programa Exporta Mais Paraná, do Sebrae/PR em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), junto ao APL de Bonés. Por meio desse programa, empresários de Apucarana participaram de uma missão comercial a Buenos Aires e rodadas de negócios bem-sucedidas.

A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo, diz que a visita será importante para que o cônsul confira de perto a dinâmica do setor e para a troca de informações. Segundo ela, a aproximação tende a “quebrar” um pouco da insegurança que ainda existe entre alguns empresários quando o assunto é exportação. “Acredito que, com essa interação com o cônsul, o interesse pelo mercado externo será maior”, avalia.

Para o gerente regional do Sebrae/PR no Norte do Paraná, Heverson Feliciano, a visita do cônsul argentino, que tem como pauta principal a exportação, evidencia a importância da região e do segmento de bonés. “Desse encontro podem surgir excelentes oportunidades de negócios e parcerias”, pontua.

A visita do cônsul da República da Argentina do Paraná, Pedro Ezequiel Marotta, está marcada para as 10 horas da próxima terça-feira, dia 3, na sede do Sebrae em Apucarana, que fica na Av. Irati, 602.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.