Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Selo CSC Govtech, na categoria Prata, reconhece boas práticas de governança

A cidade de Apucarana recebeu o Selo CSC Govtech, na categoria Prata, que reconhece o nível de boas práticas de governança de ecossistemas municipais de inovação. A premiação nacional é realizada pela plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS. Na primeira edição, realizada em 2023, foram 50 cidades inscritas e reconhecidas nas categorias Aspiracional, Bronze, Prata e Ouro.

O Selo avalia ações e o nível de envolvimento das cidades brasileiras nas políticas e estratégias de inovação, participação e colaboração das hélices, transparência e acesso à informação, cultura de inovação e ambientes e resultados de inovação.

O consultor do Sebrae/PR em Apucarana, Tiago Correia da Cunha, explica que o Selo atesta o desenvolvimento de políticas públicas e a atuação da governança para a promoção da inovação no município. Para ele, o reconhecimento coroa o trabalho do Conecta Apucarana, a governança local, da qual o Sebrae/PR faz parte desde o início, e eleva a cidade no mapa da inovação do Brasil.

“A cidade passa a ser reconhecida nacionalmente por ter um ecossistema que desenvolve ações que fomentam a inovação e que possui uma governança atuante”, afirma.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e do Conecta Apucarana, Wanderlei Faganello, lembra que a governança iniciou o trabalho com a participação de sete entidades e hoje conta com 17, entre atores públicos e privados. A metodologia para o mapeamento do ecossistema foi desenvolvida e aplicada pelo Sebrae/PR.

“Agradeço todas as entidades, principalmente o Sebrae, por ter contemplado a gente com toda a organização do processo. Isso nos satisfaz e deixa a gente mais motivado para continuar com o progresso da inovação na nossa cidade”, observa Faganello.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, diz que o Selo é motivo de orgulho e alegria, pois a inovação tem sido um dos pilares escolhidos para fomentar um novo ciclo econômico na cidade. Ele destaca que o trabalho tem sido feito a várias mãos, por meio de um processo de construção coletiva, organizado pelo Conecta Apucarana.

“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Apucarana teve o ciclo econômico inicial com o café, que perdura até hoje com muita força, depois o ciclo do vestuário, que nos coloca como a maior produtora do Paraná e, agora, esse novo ciclo da inovação nos processos e produtos, como um pilar importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, completa o prefeito.

No Paraná, além de Apucarana, também foram premiados os municípios de Assaí, Cascavel, Londrina e Maringá, na categoria Prata; Curitiba e Pato Branco, na categoria Ouro; e Rolândia, na categoria Aspirante.

 Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.