Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

São beneficiados os municípios de Jacarezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Cambará, Joaquim Távora e Santana do Itararé, que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro. Objetivo é agilizar atendimentos de urgência e emergência.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), entregou na sexta-feira (26) sete ambulâncias, entre básicas e avançadas, destinadas aos municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi). A iniciativa visa fortalecer o atendimento de urgência e emergência de Jacarezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Cambará, Joaquim Távora e Santana do Itararé. 

Com investimento unitário de aproximadamente R$ 300 mil, as ambulâncias integrarão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) destes municípios e devem garantir atendimento ágil em situações de emergência, proporcionando maior segurança e cuidado aos cidadãos dessas localidades.

No evento de entrega, realizado em Jacarezinho, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, disse que a orientação do governador Ratinho Junior é para que o tratamento aos municípios seja feito de maneira igualitária. “Seja por meio de prédios novos para a estrutura da saúde, reformas, ampliação de serviços ou expansão da frota de veículos, todas as nossas ações são tomadas considerando o melhor cenário possível para os paranaenses", destacou.

O apoio do Estado à região foi enfatizado pelo presidente da Cisnorpi e prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares. "Nos últimos anos nossa região tem recebido muitos investimentos do governo estadual e isso também acontece de maneira expressiva na área da saúde. Estamos passando por grandes transformações e estes veículos serão responsáveis pelo salvamento de vidas”, disse.

Expansão

Após 18 anos de operação, o Paraná atingiu, em 2022, a cobertura de 100% deste serviço, abrangendo todos os 399 municípios. Ao todo, são 175 bases do Samu distribuídas pelo Estado, o que permite descentralizar ainda mais os atendimentos para alcançar a população.

"Ao longo dos anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 300 milhões no Samu, o que permitiu uma melhora significativa na rede de urgência e emergência. Sabemos que, dependendo da gravidade, a agilidade é fundamental no cuidado e é por isso que oportunizamos todas as ferramentas disponíveis para atender os paranaenses que necessitarem de assistência", disse o secretário.

Presenças

Também participaram do evento os deputados estaduais Alexandre Curi e Luiz Cláudio Romanelli. Prefeitos, vereadores e lideranças da região também estiveram presentes.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.