Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Cultura e Turismo informa que a Estátua Roland, monumento histórico do município de Rolândia, localizado na Praça Roland, entre a Praça Castelo Branco e o Museu Municipal, será limpa neste sábado, dia 19 de janeiro, a partir das 8h, por uma equipe de voluntários, de acordo com as normas do Decreto 8937/2018, que dispõe sobre a doação de bens e serviços e o estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada. O serviço só será feito com boas condições climáticas.

Será montada uma base de apoio, pela Secretaria de Cultura e Turismo, para o acompanhamento da execução do serviço, por Servidores Municipais, e representantes dos Conselhos de Cultura, Turismo e Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico de Rolândia.

Quem é Roland?

Roland é um herói lendário, que lutou junto ao imperador Carlos Magno, por liberdade e justiça. Daí deriva o nome da cidade de Rolândia, pois os pioneiros alemães tinham os mesmos ideais, e a esperança de que, nestas terras, eles se concretizariam.

A Estátua Roland

Localizada na Av. Presidente Vargas, na Praça Roland, entre a Praça Castelo Branco e o Museu Municipal, é uma réplica um pouco menor da estátua que se encontra em Bremen, Alemanha. Foi doada em 1957, por comerciantes bremenses, por ocasião do 25º aniversário de Rolândia, estreitando os laços de amizade entre as duas cidades. Foi construída em pedra Lioz, na Oficina da Firma Schmidt e Schäfer em Bremen, e trazida em blocos, de navio, sendo montada, inicialmente, na Praça Castelo Branco, denominada até a década de 1960 como Praça Bento Munhoz da Rocha Neto, e posteriormente transferida para a Praça Roland. Passou por duas restaurações, uma em março de 1997, e a segunda em 2008, feita por técnicos da Alemanha, Uwe Frese e Jürgen Henrichs.

Na base da estátua, aos pés de Roland, encontra-se uma figura um tanto disforme, que representa um bravo cidadão bremense. Conta a história que a cidade de Bremen necessitava de mais espaço físico para expandir a área urbana, e que as terras que a circundavam pertenciam a uma nobre, que só aceitou vendê-las, com a seguinte condição: só venderia as terras que o “aleijadinho” da cidade conseguisse percorrer, na certeza de que ele não conseguiria absolutamente nada. Incumbido dessa responsabilidade, e orgulhoso pela confiança nele depositada, num esforço heroico, ele percorreu uma vasta área, dando sua vida e se tornando um símbolo de coragem e heroísmo, assim como Roland. 

Sobre o Decreto 8937/2018

Tendo em vista a necessidade de atuação ágil e permanente do Poder Público na solução dos vários problemas encontrados pela Administração Municipal, foi instituído o Decreto 8937/2018, para regulamentar o desenvolvimento de parcerias entre setor privado e governo, na prestação de serviços do interesse do cidadão. 

Os interessados em desenvolver parcerias com o Poder Público poderão encaminhar suas propostas à Secretaria Municipal de Administração, para análise, realizando o Protocolo na Prefeitura Municipal,  devendo os ajustes delas decorrentes atenderem à legislação em vigor e à forma cabível, que poderá ser patrocínio, colaboração ou apoio. Os interessados também podem procurar as secretarias municipais, para alinhar as doações, de acordo com a área de interesse. Para mais informações, os interessados devem procurar a Secretaria de Administração.

NCPMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.