Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ex-presidente do diretório do PSB no estado, Severino Nunes de Araújo, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná durante a sessão plenária de ontem(20) com o título de Cidadão Honorário Paranaense. Pernambucano, o hoje segundo suplente do senador Álvaro Dias (PODE), creditou ao povo paranaense a honraria proposta em 2007 pelo então deputado estadual Antônio Belinati e que teve a entrega requerida pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD).

“Minha luta e empenho pelos direitos democráticos e dos trabalhadores foram sobre um modo de vida em defesa dos mais humildes, dos mais precisados”, falou o político que iniciou sua trajetória como vereador em Uraí, no Norte do Paraná, antes de comandar o PSB estadual por 27 anos. “Recebo esta homenagem em respeito à Assembleia Legislativa e ao povo do Paraná”, reforçou.

Para o ex-deputado Antônio Belinati, Severino Araújo é uma referência na política desde a vereança. “Um patrimônio notável na democracia que prega liberdade e igualdade, na defesa dos mais humildes em luta pelo povo”, disse. O mesmo foi dito pelo primeiro secretário do Legislativo, Luiz Cláudio Romanelli. “É um vencedor e este título é uma justa forma de reconhecer sua importância para a vida pública do estado”, frisou o deputado.

O senador Álvaro Dias falou da trajetória de Severino Araújo desde a participação dele no governo de Pernambuco, com o então governador Miguel Arraes, até hoje. “Jamais vi alguém tão leal a seu partido, à sua família e aos seus ideais”, disse. A afirmação foi seguida pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD). “É um símbolo da política pelos feitos, pela história e pelo tempo que está no Paraná, digno e merecedor desta homenagem” frisou.

Participaram da homenagem ainda o deputado federal Luciano Ducci (PSD) e o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.

História

Severino Nunes de Araújo nasceu em Limoeiro, no Pernambuco, em 1939. Militou na esquerda brasileira desde o início de sua carreira política. Foi delegado assistente de Trabalho no primeiro mandato de Miguel Arraes como governador pernambucano. Migrou para o Paraná em razão de perseguição política em seu estado natal e se estabeleceu em Uraí, onde se elegeu vereador após um período de clandestinidade até 1975. Cumpriu 12 anos de vereança. Foi presidente do PSB no Paraná por 27 anos.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.