Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empresas foram reconhecidas como ambientalmente responsáveis e poderão usar o selo em embalagens e materiais publicitários por um ano

Quarenta e duas fábricas de móveis de Arapongas receberam, no último dia 12, o Ecoselo, um certificado que reconhece o nível de responsabilidade das empresas com a gestão ambiental dos negócios. A certificação foi concedida pelo Centro Tecnológico de Efluentes e Resíduos (Cetec ONG), em parceria com o Sebrae/PR, Sindicato da Indústria de Móveis de Arapongas (Sima) e patrocínio da Arauco S/A. O selo tem validade de um ano e poderá ser usado nas embalagens e materiais publicitários das fábricas.

O presidente do Cetec ONG, João Angelo Tudino, destaca que a parceria com o Sebrae/PR atraiu a participação de mais empresas para o programa. A complexidade e o desconhecimento da legislação ambiental faz com que muitas indústrias deixem de cumprir obrigações e o objetivo do Ecoselo é orientá-las e ajudá-las a fazer as adequações necessárias nos negócios para que elas se tornem ambientalmente responsáveis. O Cetec ONG e o Sima estabeleceram as regras do programa e a empresa I9 Gestão realiza as auditorias.

Para receber a certificação, as indústrias participantes são visitadas pelos auditores, que fazem um diagnóstico, apontam as não-conformidades e onde cada uma não atendeu aos requisitos. A partir desta avaliação, cada fábrica é classificada de acordo com a pontuação de conformidade. Se atingir entre 70% a 79% dos requisitos, leva o selo Bronze; de 80% a 89%, o Prata; de 90% a 100% o ouro. Este ano, uma nova categoria foi criada, a Diamante. “É concedida para quem atende acima de 90% e ainda faz algo a mais, participa de programas de responsabilidade social, ou oferece ginástica laboral para os funcionários, por exemplo”, explica Tudino.

A boa notícia é que, em 2017, a categoria Diamante foi a que mais premiou as empresas depois da Bronze. Isso demonstra o comprometimento das indústrias de móveis de Arapongas com a sustentabilidade. Para o presidente do Sima, Irineu Munhoz, as vantagens de ter o selo vão além de poder estampá-lo em suas embalagens ou peças de marketing. “Mostra ao cliente que é uma empresa ambientalmente responsável, mas, também, quando segue à risca o que é orientado pelos consultores, ganha em crescimento organizacional”, afirma. Nesta edição, o programa teve recorde de inscritos, ao todo 62 fábricas de móveis participaram. “Isso significa que a maioria está preocupada com a melhora constante”, analisa Munhoz.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Julio Cesar dos Santos Rodrigues, o Ecoselo é importante não apenas porque incentiva as empresas a promoverem a destinação correta de resíduos e uso responsável dos recursos, como energia e água, por exemplo. “Existe um ganho enorme para a imagem das fábricas diante dos consumidores e para a comunidade onde estão inseridas, já que cumprem os requisitos ambientais”, aponta. Além disso, Rodrigues acrescenta que a gestão responsável e ambientalmente correta exige melhoria no controle, redução de desperdício e otimização de matéria-prima. “Ou seja, as empresas participantes do programa têm um ganho efetivo na produtividade”, completa.

O empresário e dono da Perfan Móveis, Antonio Carlos Constantino, participou do programa pela segunda vez. Conquistou a certificação na categoria Prata após uma série de adequações na empresa como, por exemplo, a destinação correta dos resíduos. “O suporte do Sebrae/PR foi essencial para fazermos as mudanças necessárias”, diz. Agora, o empresário pretende estampar o selo no site e ganhar mais credibilidade perante aos clientes. No ano que vem, quer participar do programa novamente. “Vamos trabalhar para conquistar o Diamante”, projeta.

O proprietário da Aluminium Decor, Saulo Jah Jah, participou do Ecoselo pela primeira vez em 2017 e levou o Bronze. Ele conta que criou um depósito para resíduos, atualizou a documentação, entre outras adequações importantes para a conquista do certificado. Para ele, o selo mostrará ao mercado e especialmente aos clientes que a empresa possui consciência ambiental. As consultorias recebidas durante o processo também ajudaram a mudar a visão dos gerentes e funcionários da fábrica em relação à sustentabilidade. “Todos ficaram mais comprometidos e isso foi muito bom”, avalia. O objetivo, agora, é pular de categoria em 2018.

Após a certificação inicial, as empresas passarão a ser auditadas anualmente em relação aos requisitos do programa. Conforme as ações são colocadas em prática, as fábricas poderão enviar as evidências para o Agente Técnico revisar o nível de classificação, e consequentemente, a modalidade no Ecoselo.

Confira as empresas certificadas com o Ecoselo em 2017:

Categoria Bronze: Baseflex; Nell; Luccasi Mobili; Móveis Name; Marrom Móveis; KNR; Fratello Poltronas e Estofados; Destaque Movelaria; Belimóveis; Tok de Art; Pirapó Estofados; J Brito Comércio de Madeiras; Ambientare Móveis Planejados; Star Box; Moval; Eccenza Décor; Aluminium Décor.

Categoria Prata: Vittaflex Colchões; Phoenix; Móveis Novo Estilo; Móveis Belas Artes; D’Monegatto Essencial Mobiliário; Perfan; Somniare Móveis.

Categoria Ouro: Bluen Espumas; Poquema; Combinare; Móveis Albatroz.

Categoria Diamante: Nicioli (Centro de Distribuição); Molufan; DJ (Unidade Sabáudia); Colibri; Móveis Vila Rica; QMovi; Kits Paraná; Inusitta; HB Móveis; Nicioli (indústria); Linea Brasil; DJ (Unidade Arapongas); Demóbile; Caemmun.

Asimp/ Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.