Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Florestópolis, no Paraná, agora é oficialmente considerada berço da Pastoral da Criança. A Lei 13.900/2019, que concede o título à cidade, foi publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial da União. A medida teve origem no Projeto de Lei do Senado 54/2010, de iniciativa do senador Flávio Arns (Rede-PR).

A Pastoral da Criança foi fundada em Florestópolis em 1983 pela médica sanitarista Zilda Arns Neumann com objetivo de combater a mortalidade infantil. Na época, o município tinha o maior índice de mortalidade infantil do Paraná, com 127 mortes para cada mil nascidos. Um ano após o início do projeto-piloto, o número de mortes de crianças caiu para 28 por mil.

“A iniciativa foi um sucesso e, a partir de Florestópolis, espalhou-se pelo Brasil e pelo mundo”, destacou o senador Flávio Arns, que participou da fundação da entidade.

Hoje, a Pastoral da Criança está em 21 países da América Latina, África e Ásia. Por meio de uma rede de voluntariado, a entidade consolidou-se mundialmente, ajudando até hoje milhões de crianças em condições precárias de sobrevivência.

Fundamentada nos princípios universais de Direitos Humanos, a Pastoral da Criança tem por meta principal oferecer a menores carentes ações básicas de saúde, nutrição e educação, bem como programas de apoio a familiares, incluindo alfabetização de adultos e redução da violência familiar.

(Agência Senado)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.