Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Núcleo de Atenção ao Uso e Abuso de Drogas (NAUAD) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) iniciou atividades de conscientização e prevenção ao uso de drogas para alunos de escolas públicas estaduais do Norte Pioneiro. A ação de extensão visa à prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, a fim de contribuir para o desenvolvimento de estilo de vida saudável e a permanência dos estudantes nas salas de aula, tanto no meio universitário quanto na Educação Básica.

Segundo a coordenadora do NAUAD, Ana Lúcia de Grandi, a importância do projeto para a comunidade se define pelo fato de que as substâncias psicoativas estão presentes na vivência da população jovem, que inclui os estudantes. “Através do projeto, buscamos promover apoio emocional, acolhimento e aconselhamento à comunidade acadêmica da UENP e das escolas públicas em uso e/ou abuso de drogas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de estilo de vida saudável, além da conscientização sobre o assunto”, destaca.

A primeira escola pública a ser atendida pelo projeto foi o Colégio Estadual Cívico-Militar José Pavan, em Jacarezinho. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de uma roda de conversa com a equipe, que apresentou a UENP e, além de desenvolver um bate-papo sobre prevenção às drogas, também esclareceu dúvidas da classe a respeito da Universidade.

Para Kayky Miguel de Oliveira Francisco, um dos estudantes da turma, participar da ação de extensão é uma experiência esclarecedora. “O projeto é bem interessante. Nos ajuda a abrir mais a mente e a ter uma visão ampla sobre o assunto em relação à prevenção. Receber o projeto em nossa turma foi muito importante por conta da instrução que a equipe nos passa a respeito da prevenção ao uso de drogas”, comenta Kayky.

A bolsista do projeto, Julia Fernanda Fávaro, do curso de Enfermagem da UENP, explica que, apesar de a maioria dos alunos ser menor de idade, é necessário que haja diálogo sobre o assunto, uma vez que as drogas afetam qualquer faixa etária. “É importante que os alunos saibam sobre as drogas, pois elas estão presentes no cotidiano da comunidade em geral. Então é muito interessante que tenha palestras nas escolas para que eles possam entender mais sobre o assunto, para alertá-los. É necessário que deixemos claro o quanto as substâncias podem prejudicá-los, a fim de evitar danos futuros”, explica.

Além de destacar a relevância do projeto para os adolescentes, a bolsista também comentou a respeito da contribuição do projeto para sua formação. “O projeto ainda está em seu início, mas, até agora, com os estudos desenvolvidos desde março e as atividades que estamos preparando para as demais escolas, foi possível adquirir bastante conhecimento e experiência para a minha vida acadêmica, além de obter uma visão mais ampla sobre esse assunto. E, depois de vir à escola, cogito, inclusive, trabalhar futuramente com os adolescentes”, conclui Julia.

O diretor do colégio, Júlio César de Souza Madeira, agradeceu à UENP e à equipe do projeto por proporcionar a experiência para os alunos. “Tendo em vista que somos uma instituição de ensino que se encontra em uma comunidade carente, nós temos e não podemos nos esquivar do problema da drogadição. Eu recebo com muita alegria esse projeto, que é muito necessário. Agradeço à UENP pela oportunidade da nossa escola participar do projeto e tenho esperança de que essa ação reflita positivamente na vida dos nossos jovens e adolescentes”, finaliza o diretor.

O NAUAD planeja ainda desenvolver atividades em escolas nos municípios onde a UENP atua. De acordo com Ana Lúcia, as próximas escolas a serem atendidas serão, em Jacarezinho, além do Colégio Estadual Cívico-Militar José Pavan, os colégios estaduais Anésio de Almeida Leite e Luiz Setti; em Bandeirantes, os colégios estaduais Cyríaco Russo e Mailon Medeiros; e em Cornélio Procópio, os colégios estaduais Castro Alves e Zulmira Marchesi Silva.

A equipe do projeto conta ainda com as professoras Elaine Lucas dos Santos e Roberta Ekuni de Souza, que atuam como psicólogas junto à Barbara Canedo Egea Pereira, bolsista do projeto; Marla Fabiula de Barros Hatisuka, professora e enfermeira; a socióloga Cristiane Schell Gabriel e a farmacêutica bioquímica Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo. Fazem parte da equipe também as bolsistas estudantes de enfermagem Amanda Camila Speer, Marina Monteiro Fernandes e Talissa Thayná Gonçalves Perucci, além da acadêmica voluntária Camila Flora da Silva.

O projeto é financiado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior por meio do edital Universidade sem Fronteiras. A UENP possui atualmente sete projetos aprovados pela USF.

Tiago Angelo/Ascom/UENP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.