Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em nome dos 11 municípios que integram a governança regional, o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, recebeu o reconhecimento

O trabalho desenvolvido pelo Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná foi reconhecido com o prêmio de Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae Paraná. Representando os 11 municípios que integram a governança, o prefeito de Jacarezinho, Marcelo José Bernardelli Palhares, recebeu o troféu, na categoria “Governança Regional e Cooperação Intermunicipal”, durante cerimônia realizada em Curitiba, na terça-feira (31). A etapa nacional do prêmio, que está na XI edição, acontecerá no dia 28 de junho, em Brasília.

O SRI foi criado com o objetivo de promover, por meio de ações contínuas e integradas de uma rede múltipla de atores públicos e privados, o aumento e melhoria dos processos de inovação e competitividade na economia para alavancar o desenvolvimento do norte pioneiro do Paraná.

O projeto envolve os municípios de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Cambará, Bandeirantes, Andirá, Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Siqueira Campos e Wenceslau Braz, e tem o apoio de instituições de ensino superior, Sebrae Paraná e Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR).

O SRI tem como um dos focos a ampliação da cultura da inovação e empreendedorismo, por isso, trabalha com ações de médio e longo prazos que não são próprias de governos específicos, mas a base estratégica para futuras gestões e parceiros. Até 2016, mal se falava em inovação na região e a maioria das pessoas nem sabia o que era uma startup.

No ano passado, a inovação esteve entre os três temas mais procurados pelos cerca de 11 mil empreendedores atendidos pelo Sebrae Paraná na região. A rede de atendimento aos pequenos negócios do norte pioneiro é formada pelo Escritório do Sebrae Paraná em Jacarezinho, Ponto de Atendimento em Andirá e 26 Salas do Empreendedor. Em 2021, as salas localizadas nos 11 municípios que integram o SRI responderam por 86% do total de atendimentos realizados a empresas.

Marcelo Palhares destacou a importância do esforço coletivo e apoio dos prefeitos dos 11 municípios que compõem a governança para o sucesso do SRI - Foto: Inove.

O prefeito de Jacarezinho, Marcelo José Bernardelli Palhares, destacou a importância do reconhecimento e lembrou das 11 cidades do norte pioneiro que fazem parte desse trabalho de levar a inovação para os pequenos negócios. “Sabemos que as micro e pequenas empresas são responsáveis pela geração de dois terços dos empregos e o trabalho do SRI é fomentar o desenvolvimento desses negócios”, afirmou. Para ele, a atuação da governança tem alavancado toda a cadeia produtiva da região.

Na avaliação do consultor do Sebrae Paraná, Odemir Capello, o SRI contribuiu para que a região evoluísse bastante nos últimos anos. “Esse apoio dos municípios e seus prefeitos é muito importante nesse trabalho de planejamento estratégico com foco no desenvolvimento regional. É um projeto que convida as cidades a pensarem coletivamente”, analisa. Ele lembra que o SRI começou com a adesão de cinco municípios e hoje já tem a participação de 11 e muito espaço para crescer.

No total, 20 prefeitos paranaenses foram finalistas em 8 categorias: Desburocratização; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Cidade Empreendedora; Empreendedorismo na Escola; Inovação e Sustentabilidade; Sala do Empreendedor; e Compras Governamentais.

Confira a lista de vencedores da Etapa Estadual 2022, por categoria:

Desburocratização: Heraldo Trento, prefeito de Guaíra, com o projeto “Guaíra Desburocratizando o Desenvolvimento”.

Governança Regional e Cooperação Intermunicipal: Marcelo José Bernardelli Palhares, de Jacarezinho, com o projeto “Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro.

Compras Governamentais:  Marcelo Belinati Martins, de Londrina, com o “Programa Compra Londrina: Estratégia de Retomada Econômica pós-Covid19”.

Marketing Territorial e Setores Econômicos: Luiz Carlos Beletti, de Tupãssi, com o projeto “Tupãssi Que Me Faz Tão Bem”.

Cidade Empreendedora (Região Sul): Francisco Lacerda Brasileiro, de Foz do Iguaçu, com o projeto “FozDesenvolve”.

Empreendedorismo na Escola: Fábio de Oliveira D'Alécio, de Ubiratã, com o projeto “Empreendedores do futuro: cooperação, parceria e inovação”.

Inovação e Sustentabilidade: Celso Fernando, de Guarapuava, com o projeto “Inova Guarapuava”.

Sala do Empreendedor: Elizabeth Silveira Schmidt, de Ponta Grossa, com o projeto “Sala do Empreendedor: inovação para incluir e desenvolver”.

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.