Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Assessoria de Gestão das Políticas de Sustentabilidade (AGPS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jacarezinho, promoveu, na quinta-feira, 12, reunião com empresas da cidade para a promoção do projeto que irão desenvolver em conjunto para o plano de manejo das unidades de conservação de Jacarezinho: Parque Ecológico Marciano de Barros (Parque da Experiência), Parque Ecológico João Garbelini (Barragem) e Parque Ecológico Syllas Peixoto (Mata do Barão).

A Lei n° 9.985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conversação da Natureza. Segundo ela, as Unidade de Conservação são “Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”; e o Plano de Manejo é o “Documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade”.

A engenheira ambiental responsável pela AGPS, Johicy Parra, explica que o projeto de plano de manejo “envolverá diferentes áreas de pesquisa (Qualidade da Água, Qualidade do Solo, Botânica, Zoologia Invertebrados, Zoologia de Vertebrados, Geoprocessamento de Dados Demográficos, Geografia Humana e Educação Ambiental) e, de forma multidisciplinar, possibilitará conhecer melhor e propor ações futuras para a conservação e ambiental, turístico e social nas três unidades de conservação da cidade”.

 “A parceria entre a Universidade, o poder público e o setor privado é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do nosso município. Através desse apoio, podemos desenvolver a pesquisa, que trará benefícios futuros aos cidadãos, bem como incentiva a conversação da natureza”, destacou a diretora geral de Meio Ambiente de Jacarezinho, Ana Carolina Santos Andrade.

Também participaram da reunião o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UENP, professor André Luís Salvador; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Jacarezinho, Carlos Alberto Lopes; o secretário de Indústria, Comércio turismo e serviços de Jacarezinho, Leandro Lima; e representantes das empresas Dallon e Usina Maringá. Novos encontros serão realizados para angariar fundos e viabilizar a concretização do projeto até o fim do semestre. “A parceria pública – privada é fundamental para incentivar projetos ambientais”, finaliza Johicy.

Tiago Angelo/Ascom/UENP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.