Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“O Paraná tem, dentre seus municípios, um que representa o segmento do bilhar, um jogo muito apreciado pela maioria das pessoas e que merece o apoio do Estado para o desenvolvimento do setor”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo, ontem (28), ao apresentar um projeto de lei (PL), na Assembleia Legislativa do Paraná, para que Jaguapitã receba o título de “Capital do Bilhar”.

De acordo com o PL, nos últimos anos, a cidade de Jaguapitã tem se firmado como o maior polo de indústrias de mesas de bilhar do Brasil, concentrando inúmeros importantes comércios que movimentam o setor tendo mais de 70 fábricas de mesas de bilhar, tacos e acessórios para o esporte, empregando diretamente mais de 700 pessoas e milhares de pessoas indiretamente.

O Paraná é um grande apreciador do bilhar, possuindo várias modalidades, como a sinuca, que é uma variante do pool inglês (jogo de bilhar), inventado em 1875 na Grã-Bretanha. Porém, no Brasil, o termo acabou sendo utilizado de forma genérica para definir outros jogos diferentes da categoria como o Bilhar Francês, que originalmente possui 15 bolas sendo uma branca; o Bola 8; Bilhar Americano (pool); Bilhar Inglês; a Sinuca Brasileira; a Sinuca Inglesa (snooker); o Mata-Mata; a Carambola, dentre muitas outras modalidades.

O projeto de lei esclarece que o termo genérico “bilhar” se refere ao conjunto de modalidades de jogos que se utilizam de uma mesa retangular, com tabelas e centro revestidos com baeta, em feltro de lã ou tecido similar, com bolas numeradas ou não e tacos que as fazem se movimentar, com ou sem caçapas.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.