Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é levantar os setores com mais potencial de inovação para promover o desenvolvimento do município

Nos próximos quatro meses, o Sebrae Paraná irá mapear o ecossistema de inovação de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí. O município, de aproximadamente 21,2 mil habitantes, acaba de criar um Conselho de Inovação com o objetivo de implantar o conceito e ações de smart city, cidade inteligente. O trabalho ocorre em parceria com a Prefeitura de Jandaia e a governança Inova Jandaia.

O consultor do Sebrae Paraná, Tiago Correia da Cunha, explica que mapeamento será realizado para levantar as áreas da economia com mais potencial de inovação na cidade. O estudo norteará as próximas ações da governança, constituída no ano passado, e do conselho recém-criado, que é formado por representantes do setor público, academia, entidades do setor empresarial e sociedade civil.

Cunha lembra que, em 2021, foi iniciado um trabalho para fomentar a cultura de inovação, por meio do programa Inova Território, que tem o objetivo de incentivar a criação de startups e negócios inovadores. Neste ano, Jandaia do Sul receberá eventos como Challenge, Hackathon e Startup Garage, todos focados na criação ou desenvolvimento de startups.

A formação do conselho, segundo ele, será importante para a aprovação de leis municipais de inovação e utilização dos recursos destinados do Fundo Municipal de Inovação. Além disso, o conselho contribuirá de forma propositiva e deliberativa com ações da governança. “Por meio da Inova Jandaia, a cidade realiza o planejamento e engajamento dos diferentes setores para contribuir com o desenvolvimento local”, aponta.

O presidente da governança Inova Jandaia, Angelo Jamiel, diz que o trabalho de mudança de cultura continua. “Estamos montando uma base sólida, nos reunimos quinzenalmente e já temos alinhadas a nossa missão, visão e valores”, conta. Ele explica que o foco do trabalho é a geração de emprego e renda para a cidade por meio do investimento em inovação.  “O mapeamento do nosso ecossistema norteará as próximas ações. Queremos reter nossos talentos e trazer novas oportunidades para Jandaia do Sul”, afirma.

Para o prefeito da cidade, Lauro Junior, o Sebrae Paraná é um parceiro estratégico e muito importante para o desenvolvimento do ecossistema de inovação. “O Sebrae traz práticas e metodologias importantes para que a inovação aconteça de forma consistente e sustentável”, avalia. Ele ressalta que o Conselho de Inovação e a governança são fundamentais para acelerar a realização dos projetos, assim como a construção de um espaço para funcionar como pré-incubadora de empresas de tecnologia.

Agronegócio, meio ambiente e setores específicos, como da produção de cachaça, na opinião do prefeito, podem ajudar a cidade a alavancar o desenvolvimento por meio da inovação. “Mas, vamos aguardar o mapeamento do Sebrae para termos um direcionamento mais assertivo. É possível fazer de Jandaia do Sul uma cidade inteligente e sustentável”, completa.

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.