Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na última sexta-feira (27), a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) realizou o primeiro Seminário Desenvolvimento do Território Rural. O encontro foi desenvolvido no Centro de Difusão e Tecnologia do Instituto Agronômico do Paraná (CDT-IAPAR), localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, 375.

O objetivo foi discutir a integração dos municípios da Amepar em um território único para facilitar a viabilização ao acesso em programas e investimentos disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, a fim de incrementar melhorias no ambiente, na economia e na sociedade.

O secretário municipal de Agricultura e vice-prefeito, João Mendonça, esteve presente e falou sobre a união dos municípios para conquistar mais recursos e políticas públicas para todos. “A importância desta proposta vem ao encontro com o que a gestão pensa, que todos juntos podem mais. A união dos municípios mostra a ajuda mútua de todos que estão interessados em utilizar as mesmas ferramentas para o desenvolvimento das políticas para a área rural”, frisou.

A ideia para a realização do encontro surgiu do evento “Trate bem o seu solo”, realizado em 3 de agosto. Entende-se que a união dos municípios em um território é considerada uma ferramenta indispensável para  o desenvolvimento de políticas públicas que reflitam as necessidades e demandas coletivas.

Para o chefe regional do Núcleo Regional de Londrina da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Antonio Carlos Barreto, é importante que os prefeitos da Amepar participem do encontro, porque nele foi debatido a importância da junção dos municípios em um território único, seus benefícios, como se constituem os territórios, como se conduz a constituição, se a formação de um único território é o suficiente para a região da Amepar e outras questões.

“A criação de um território visa o fortalecimento dos municípios, porque quando eles se agregam em grupo têm maior força política. O Estado já está dividido em territórios levando-se em consideração as características e a realidade de cada local. Isso é importante porque juntos eles conseguem diminuir custos e podem utilizar os técnicos e profissionais especializados de outros municípios, além de parcerias e consórcios”, explicou Barreto.

Estiveram presentes o presidente da Amepar e prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio; representantes do Iapar, o gerente regional do Institucional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Sérgio Carneiro, o deputado federal, Alex Canziani, deputado estadual, Tiago Amaral, e lideranças municipais.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.