Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Plano de Retomada da Economia fez um resumo dos principais impactos da pandemia na economia local e estabeleceu ações para 2022

O relatório final do Plano de Retomada da Economia de Lunardelli, no Vale do Ivaí, foi entregue pelo Sebrae/PR à prefeitura municipal neste mês. O documento contém um resumo dos impactos causados pela pandemia de Covid-19 na economia da cidade e lista 13 propostas de ação para serem colocadas em prática no início de 2022, com foco na retomada. As soluções passam por temas como comércio, turismo, compras públicas, geração de emprego e renda e inovação.

A consultora do Sebrae/PR, Joelma Barbosa Katto, explica que o plano foi estruturado com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia nos negócios. “O Sebrae/PR viabilizou consultorias e pesquisas junto a empresários e líderes municipais para buscar informações atualizadas para a construção das ações para a retomada econômica”, explica. As ações prioritárias já iniciarão no começo do próximo ano pela força-tarefa, o grupo formado por diversas entidades, que tem como parceiro a prefeitura de Lunardelli.

O relatório entregue à gestão municipal, neste mês, aponta como impactos a redução no fluxo de romeiros e turistas na cidade, assim como nas vendas pelo comércio local; diminuição do emprego e do orçamento familiar; dificuldade no acesso a crédito; atuação limitada da Sala do Empreendedor; desconhecimento e falta de estímulo à participação nas compras públicas; baixa aplicação da inovação tecnológica pelas empresas; baixa adesão ao associativismo empresarial; necessidade de estímulo ao turismo, empreendedorismo e liderança; entre outros.

O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, ressalta que o plano de ação é resultado de um esforço coletivo que teve o envolvimento de empresários, associações dos agricultores e do comércio. “Vamos trabalhar as 13 propostas a partir do ano que vem para melhorar o nosso ambiente de negócios”, garante. Um dos setores mais impactados pela pandemia em Lunardelli foi o turismo. Antes da pandemia, de acordo com o prefeito, o município recebia, em média, 400 mil pessoas por ano, que deixavam até R$ 7 milhões na economia local.

Na pandemia, as visitas à cidade, que tem no turismo religioso a sua força pela atração de romeiros até o Santuário de Santa Rita de Cássia, diminuíram drasticamente, assim como a geração de emprego e renda para a população. Grola diz que o município já criou uma identidade e trabalha, também, pelo estímulo ao turismo rural, com apoio da agricultura familiar, para fazer com que os visitantes passem mais tempo na cidade. “Já estamos percebendo a retomada. Neste fim de ano, as romarias estão voltando e estamos recebendo os turistas”, comemora.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.