Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério Público do Paraná emitiu ontem, 26 de junho, recomendação administrativa ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lupionópolis, Norte-Central do estado. O objetivo é que seja anulado processo de escolha de membros do Conselho Tutelar do município, que se encontra atualmente em curso.

A medida foi adotada após chegar ao conhecimento da Promotoria de Justiça de Centenário do Sul, município sede da comarca, a existência de diversas irregularidades no certame, sendo a principal delas a falta de transparência e publicidade das informações relativas à escolha. Segundo a denúncia, houve precária divulgação do cronograma e dos respectivos editais de retificação. Além disso, não teriam sido cumpridos os prazos definidos em edital, não houve o estabelecimento de nota de corte da seleção e nem a divulgação das provas e gabaritos.

Mobilização

Ao emitir a recomendação o MPPR destaca que o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar é uma oportunidade de mobilização da sociedade em torno da causa da infância e da juventude, bem como destina-se a esclarecer a população acerca do seu papel na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. Além de anular o processo em trâmite, o Ministério Público recomenda que um novo certame seja lançado, devendo ser observadas todas as exigências legais quanto à publicidade necessária ao processo, com a afixação de editais de convocação em locais de grande acesso ao público e a definição prévia de que a prova de conhecimentos específicos terá natureza eliminatória, com estabelecimento de nota mínima a ser atingida pelos candidatos.

Foi concedido prazo de dez dias para que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lupionópolis se manifeste acerca do cumprimento da recomendação. Foi recomendado ainda que a prefeitura divulgue a recomendação no site e no Diário Oficial do Município.

Ascom/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.