Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Tamarana, por meio da Secretaria municipal de Saúde, irá bancar a castração de 90 cães fêmeas de pequeno, médio e grande porte e também de 30 gatas. O trabalho é inédito na cidade.

Voltado para animais em situação de abandono ou semiabandono, o serviço será executado por clínica veterinária a ser contratada através do pregão presencial 019/2019, marcado para amanhã (2), às 9h, no prédio da prefeitura (Rua Izaltino José Silvestre, 643, Centro). O edital completo do certame pode ser conferido nesta página (www.tamarana.pr.gov.br/licitacoes). O município reservou R$ 23.700,00 para a iniciativa. A verba vem do caixa próprio e de transferências federais.

"A castração é a forma de controle populacional mais eficaz para diminuir o número de animais de rua, que são suscetíveis a contraírem doenças graves e de fácil proliferação, como a raiva e a leptospirose, que, aliás, são transmissíveis aos seres humanos", afirmou a secretária municipal de Saúde, Dalva Siena.

A realização das castrações vem de encontro com a reivindicação de um coletivo de voluntários da cidade que, desde que começou suas atividades, no início de 2017, já resgatou mais de 100 cães e gatos vítimas de maus tratos ou abandono. "São cerca de 30 pessoas de várias áreas da sociedade civil que abraçaram a causa animal para ajudar da melhor maneira que podem", contou um dos idealizadores do grupo, o vereador Hector Siena Gobetti.

"Deve ser feito um processo de conscientização sobre a adoção responsável, mas a situação de Tamarana é de tanta emergência que as castrações têm que acontecer antes", acrescentou o parlamentar. Ele pretende apresentar um projeto de lei para punir quem pratica maus tratos contra animais.

"Através do empenho do vereador Hector Siena Gobetti e, com o auxílio dado pela emenda providenciada pelo deputado federal Fernando Francischini, conseguimos fazer uma ação emergencial para atender uma população específica", destacou a titular da Saúde local, que também disse concordar com a necessidade de serem ampliadas as ações em prol dos cães e gatos que vagam pelas ruas de Tamarana.

"O município deve implementar demais políticas públicas em defesa dos animais. Entre elas, um programa de conscientização da população e leis específicas para acabar com a impunidade. A superpopulação de cães e gatos se tornou um caso de saúde pública. Os gestores não podem mais se omitir", avaliou Dalva Siena.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.