Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em uma parceria pioneira com o ILOG e o Governo do Estado, as cidades de Londrina e Maringá possuem centros especializados que já colaboraram com a retirada de toneladas de materiais recicláveis do meio ambiente

Imprescindível para a estruturação de um futuro sustentável no universo corporativo, a logística reversa é definida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Esses resíduos passam por um reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou por uma destinação final ambientalmente adequada. O processo é regulamentado no Brasil desde 2010 com a lei nº 12.305 que prevê a redução, reutilização e reciclagem na geração de resíduos e impõe a implementação de sistemas de produção e consumo consciente a fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

No Paraná, uma parceria entre o Instituto de Logística Reversa – ILOG, governo estadual e municipal e cooperativas de catadores está transformando o interior do Estado do Paraná em uns dos principais polos de logística reversa do Brasil. Em 2016, as cidades de Londrina, que também conta com a participação da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), e Maringá ganharam as pioneiras Centrais de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR), fruto de um investimento de mais de R$ 3 milhões. O poder público foi responsável por ceder locais para a implantação das CVMRs. Já o ILOG, além de auxiliar na administração dos espaços, cedeu toda a infraestrutura para separação, processamento e logística, e capacitou a mão de obra (Catadores/Cooperados). “As centrais auxiliam diversas instituições da cidade a adotar e desenvolver práticas em cumprimento das políticas de sustentabilidade e garantindo a reintegração de materiais reutilizáveis como papel, vidro e garrafas pet ao seu processo produtivo original”, comenta Nilo Cini Junior, presidente do ILOG.

Todo esse esforço tem contribuído para a minimização do descarte de resíduos na natureza. Durante o ano de 2017, a Central de Maringá processou mais de 1.712 toneladas de materiais que foram destinados para serem novamente utilizados como matéria-prima na Industria: vidro (759,63 toneladas), papelão (452,62 toneladas), embalagens longa vida (67,15 toneladas), papel branco (147,24 toneladas) e papel misto (286,67 toneladas). Em Londrina foram mais de 415 toneladas, sendo: pet (79,75 toneladas), papelão (230,85 toneladas), embalagens longa vida (40,93 toneladas), papel branco (20,71 toneladas) e papel misto (116,5 toneladas). A destinação ao reuso ou o descarte correto dos resíduos, tem representado um processo vital na diminuição do impacto ambiental causado pelas indústrias da região.

O aspecto social do projeto, também, é muito importante pois colabora diretamente com geração de empregos no município. “O trabalho realizado nas CVMRs de Maringá e Londrina não só contribui para a construção de uma sociedade sustentável como também estimula o associativismo e o cooperativismo, gerando empregos e melhorando a renda de dezenas de famílias de catadores, pois eles são fundamentais no processo de separação e triagem das embalagens em suas cooperativas, para que sejam enviadas para as Centrais, aonde a comercialização é feita com maior valor agregado”, explica Nilo Cini Junior.

Além disso, o trabalho de logística reversa também é muito vantajoso do ponto de vista econômico tanto para as organizações quanto para a administração pública das cidades, já que garante uma redução significativa na exploração de recursos naturais, diminuindo os custos das indústrias com matéria-prima e reduzindo também os gastos governamentais com limpeza pública e construção de aterros sanitários. “Com menos de dois anos de atuação na cidade de Maringá, o ILOG comprovou que a união entre poder público, iniciativa privada e cooperativas podem contribuir muito para um mundo melhor, e nossa intenção daqui para frente é difundir cada vez o conceito de logística reversa e expandir nossa abrangência com novas unidades na região”, completa Nilo Cini Junior. (www.ilogpr.com.br)

#JornalUnião

Cena do filme Fando e Lis - Divulgação

Cena do filme Fando e Lis - Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.