Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os profissionais do setor de Combate a Endemias da Secretaria municipal de Saúde saíram às ruas durante a última semana para realizar um novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em Tamarana. Foram visitados 239 imóveis da zona urbana do município e três deles – dois residenciais e um comercial, todos na região central – tinham focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Com isso, o índice de incidência do vetor ficou em 1,3% – dado que coloca a cidade em situação de médio risco para infestação de Aedes aegypti. "O atual número está ligado principalmente ao tempo seco", contou o coordenador de Combate a Endemias do município, Guilherme Garcia. Conforme ele, como a época do ano é de menos chuvas, a proliferação do mosquito também cai. O primeiro LIRAa de 2018, em janeiro, apontou ocorrência de 2% de focos do mosquito. Dois meses depois, em abril, o percentual diminuiu e foi para 1,7%.

"Em dois dos três depósitos em que foram encontrados focos, a limpeza e remoção das larvas poderia ter sido feita facilmente. Se cada morador cuidar de seu quintal e vistoriar o imóvel uma vez por semana, a gente pode reduzir bastante esse índice", destacou Garcia.

A próxima amostragem sobre o Aedes aegypti em Tamarana está marcada para setembro. De acordo com o coordenador de Combate a Endemias, os LIRAas passarão a ser mais frequentes. Segundo orientação da 17ª Regional de Saúde, os levantamentos serão executados a cada dois meses – e não mais três meses, como era realizado até então.

Lucas Marcondes Araújo/NC/PMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.