Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em solenidade realizada em Jacarezinho também foi feita a entrega dos troféus do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor aos 11 municípios integrantes do SRI

Na noite da quinta-feira (11), prefeitos, lideranças e comunidade assinaram o Pacto pela Inovação e Empreendedorismo do norte pioneiro do Paraná. O compromisso foi firmado durante o 1º Encontro de Lideranças do Norte Pioneiro: Inovação & Empreendedorismo, no Taj Mahal, em Jacarezinho. Na oportunidade, o Sebrae Paraná realizou a entrega dos troféus aos 11 prefeitos da região que integram o projeto vencedor nas categorias estadual e nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Os representantes das cidades de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Cambará, Bandeirantes, Andirá, Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Siqueira Campos e Wenceslau Braz foram reconhecidos nacionalmente, na XI edição do prêmio, pelo trabalho de governança e cooperação do Sistema Regional de Inovação (SRI), que ocorre de forma coletiva e associativista envolvendo poder público, instituições de ensino e diversas entidades da região.

O consultor do Sebrae Paraná, Odemir Capello, explica que o objetivo do pacto é fortalecer o compromisso e apoio às ações da governança e envolver toda a sociedade nesse trabalho. O ecossistema do norte pioneiro atua na melhoria dos processos de inovação e competitividade na economia para alavancar o desenvolvimento regional. “Com o pacto, além de reforçar o compromisso da sociedade com as ações do SRI, poderemos buscar recursos para apoiar o trabalho da governança”, afirma.

O norte pioneiro do Paraná é formado por 29 municípios com uma população aproximada de 380 mil pessoas. A região se destaca no agronegócio – pela fabricação e exportação de cafés especiais e a goiaba certificados com Indicação Geográfica, indústrias de alimentos, comércio e turismo. O objetivo do ecossistema é combinar essas vocações com potenciais tecnológicos.

Solenidade contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes, que destacou a importância do associativismo para o desenvolvimento regional - Foto: Cleiton Corrêa.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes, o pacto e as premiações reconhecem o valor do associativismo.

 “Por meio de um trabalho coletivo focado na inovação, o norte pioneiro ganhou visibilidade nacional e tem promovido o desenvolvimento regional, atraindo novos negócios e gerando emprego e renda”, afirma.

A presidente do SRI, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, diz que os prêmios trouxeram visibilidade e promoveram mais engajamento da sociedade.

 “Há mais prefeituras querendo participar da governança. Mas, para entrar no ecossistema é preciso que os municípios estejam comprometidos com políticas públicas voltadas à inovação”, explica.

A cidade de Andirá participa das ações da governança desde o início, em 2016. Para a prefeita do município, Ione Abib, as premiações são fonte de motivação.

 “O norte pioneiro sempre foi conhecido como uma região caracterizada pela força de trabalho. Agora, passa a ter visibilidade na área de tecnologia”, aponta.

O prefeito de Bandeirantes, Jaelson Ramalho Matta, destaca que a união dos municípios foi fundamental para a conquista dos resultados pelo SRI. Em Bandeirantes, ele diz que, entre as bases fortes de sustentação das ações, estão a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e a Sala do Empreendedor.

“Estamos debatendo a Lei de Inovação e discutindo novos projetos para ampliar esse trabalho no município”, adianta Matta.

O Sebrae Paraná está presente no norte pioneiro por meio do escritório em Jacarezinho, Ponto de Atendimento em Andirá e 25 Salas do Empreendedor. Neste ano, 22 Agentes Locais de Inovação (ALI) atenderão as pequenas empresas da região para apoiá-las em processos de inovação. Desde a formação da governança, 36 startups foram criadas, com soluções nas mais diversas áreas.

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.