Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Comitê de Desenvolvimento Turístico de Ilha do Sol, criado pela VCI SA com os municípios de Primeiro de Maio e Sertaneja, o Sebrae e a Adetunorp (Associação de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná), recebe nos meses de fevereiro e março de 2022 a Carreta do Conhecimento do Senac PR, unidade móvel da instituição que tem o objetivo de levar capacitação profissional às comunidades de pequenos municípios sem estrutura física para realização de cursos. A carreta, que vai oferecer seis cursos na área de Pães e Confeitos, foi apresentada à Primeiro de Maio na quinta-feira (dia 17 de fevereiro), em cerimônia na Câmara Municipal.

O tema dos cursos foi escolhido com foco na qualificação da população para aproveitar as oportunidades de emprego e renda que serão ofertadas quando entrar em funcionamento o Residence Club at the Hard Rock Hotel Ilha do Sol, em construção numa ilha paradisíaca entre as cidades.

A iniciativa foi criada para promover o desenvolvimento sustentável do turismo na região, oficialmente reconhecida como região de Ilha do Sol. Sertaneja já recebeu a Carreta do Conhecimento com cursos de qualificação para o trabalho no hotel.

Empregos e oportunidades para a população local

Na cerimônia de apresentação da carreta, a prefeita de Primeiro de Maio, Bruna Casanova, agradeceu o empenho de todos em prol da qualificação profissional da população. “O Hard Rock Hotel Ilha do Sol vai gerar empregos e oportunidades, precisamos investir para que a comunidade de Primeiro de Maio possa aproveitá-las”, afirmou, lembrando que a prefeitura tem um planejamento para investir em novos cursos.

Sidney Lopes de Oliveira, diretor regional interino do Senac PR, informou que foi investido R$ 1 milhão na unidade móvel. “São cursos gratuitos, focados em pessoas de baixa renda que terão a oportunidade de se qualificar para no futuro serem empregados pelo empreendimento ou tornarem-se empreendedores para atender o fluxo de turistas que vai chegar à região”, destacou.

O diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, reforçou a importância da iniciativa e, por meio dos serviços de turismo do Sesc, se comprometeu a criar roteiros exclusivos para a região de Ilha do Sol.

Impactos positivos em todos os destinos

O Vice-Presidente de Relações Institucionais e Parcerias Estratégicas da VCI SA, Enio Miranda, destacou que a companhia está à frente de nove empreendimentos com a marca Hard Rock Hotel no Brasil e que, em todos os destinos, preocupa-se em gerar impactos positivos para as comunidades do entorno.

“Quando entrar em funcionamento, o Hard Rock Hotel Ilha do Sol vai gerar 600 empregos diretos e pelo menos mil indiretos. Nossa intenção é que os municípios estejam preparados para explorar essa nova receita econômica que chega com o desenvolvimento turístico. O empreendimento já está sendo divulgado internacionalmente e queremos que todos possam aproveitar os benefícios do marketing internacional que já tem sido feito.”

Já a presidente da Adeturnorp, Adriana Pontin, lembrou que a capacitação é uma ferramenta importante para o fortalecimento do turismo. “Agradeço a confiança do Senac e lembro que a associação engloba 27 municípios que também serão beneficiados com cursos de aprimoramento profissional”, diz.

Conheça os cursos oferecidos em Primeiro de Maio

A carreta do conhecimento vai oferecer os cursos “Boas Práticas em Serviços de Alimentação",  "Cozinha Brasileira", “Preparo de Massas Frescas e Recheadas" e

Comidas de Rua". Essas modalidades estão disponíveis para pessoas com 16 anos ou mais, que tenham concluído o 5º ano do Ensino Fundamental e tenham renda máxima de 2 salários-mínimos por pessoa da família.

Já o curso “Hamburger Gourmet" está disponível para pessoas com 16 anos ou mais, que concluíram o 7º ano do Ensino Fundamental. Por fim, o curso “Técnicas de Confeitaria" atende pessoas de 19 anos ou mais, que concluíram o 6º ano do Ensino Fundamental e tenham renda máxima de 2 salários-mínimos por pessoa da família.

As primeiras turmas começam em 21 de fevereiro e as aulas se estendem até 14 de março.

Carol Avansini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.