Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Rolândia, cidade solo sagrado japonês, recebeu ontem, 19, a visita da Princesa Mako Akishino, de 26 anos, filha do Príncipe Fumihito e da Princesa Kiko, que visitaram Rolândia em 2015, e neta do Imperador Akihito e da Imperatriz Michiko. A Princesa esteve na cidade para celebrar o aniversário de 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e participou de um evento no Imin Center, o Museu Japonês.

Na ocasião, o Prefeito Doutor Francisconi e a Primeira Dama Doutora Nilza Francisconi entregaram à princesa uma miniatura da Estátua Roland doada pelo Servidor Municipal Breno Giesen e uma carta de agradecimento pela visita (leia a carta). A Princesa participou de uma cerimônia em memória dos primeiros imigrantes, inaugurou um monumento sobre a visita, regou um Ipê Branco recém plantado e conheceu as dependências do Museu.

A comitiva da família Imperial japonesa em Rolândia trouxe o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, o Cônsul Geral do Japão em Curitiba Hajime Kimura, o Presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão no Paraná Hiroshi Kamiguchi e autoridades da Casa Imperial.

Participaram também da visita diplomática oficial o Vice-Prefeito Roberto Negrão, a Vice-Primeira Dama Magda Negrão, o Chefe de Gabinete Victor Hugo Garcia, a Secretária de Planejamento Catarina Schauff, o Secretário de Esportes, Cultura e Turismo Diego Evangelista, a Diretora da Secretaria de Cultura e Turismo Carolina Erdei, o Deputado Federal Luiz Nishimori, os Vereadores Eugenio Serpeloni (Presidente da Câmara), Andrezinho da Farmácia, Irineu de Paula e Edileine Griggio, o Diretor da Câmara Reginaldo Burhoff, o Presidente da Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER) Fábio Iwakura, a Monja Jishun do Templo Budista, o Responsável pelo Museu Japonês de Rolândia Satatoshi Imazu, autoridades, convidados e a comunidade japonesa. O evento foi fechado ao público.

A princesa é formada em Artes e Ciências pela Universidade Gakushuin de Tóquio, fez mestrado em Museologia na Universidade de Leicester na Inglaterra e atualmente está cursando PhD em Artes e Ciências na Universidade Cristã Internacional de Tóquio.Em sua primeira visita ao Brasil, a princesa Mako chegou ao paísontem, percorrerá 14 cidades de cinco estados (São Paulo, Paraná, Amazonas, Pará e Rio de Janeiro) até o dia 31 de julho e participará de solenidades comemorativas em lembrança da chegada dos primeiros imigrantes japoneses. O Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão.

NC/PMR

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Divulgação/NCPMR
Divulgação/NCPMR
Divulgação/NCPMR
Divulgação/NCPMR

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.