Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Agricultores de Tamarana que integram a microbacia conhecida como "Moreiras 1" irão receber R$ 131 mil para melhorias na produtividade de suas propriedades e ações voltadas à preservação dos recursos naturais. A verba foi transferida para a Prefeitura de Tamarana pelo Governo do Paraná, por meio do Programa de Gestão de Solos e Água em Microbacias. Serão 25 produtores rurais contemplados por medidas como execução de terraceamento, adequação de carreadores, proteção de nascentes e implantação de esgoto doméstico. O município é responsável por licitar os produtos e serviços para, então, a iniciativa ser colocada em prática.

O prefeito Beto Siena assinou o convênio para o repasse dos recursos no último dia 8, no Núcleo Regional de Londrina da Secretaria da Agricultura do Paraná. Na ocasião, também participaram da solenidade o chefe regional da Seab, Antonio Carlos Barreto, o deputado estadual Tiago Amaral e prefeitos de demais municípios da região abrangidos pelo programa. "A nossa 'grande indústria' é a zona rural, porque mais da metade da população de Tamarana vive nessa região. Então, a gente tem que aproveitar oportunidades como essa parceria com o Governo do Paraná", afirmou Beto.

O secretário de Agricultura de Tamarana, Fernando Macedo, destacou que foram os próprios agricultores que definiram as melhorias. Ao mesmo tempo, de acordo com ele, o montante poderia chegar a R$ 210 mil caso mais agricultores aderissem ao Programa de Gestão de Solos e Água em Microbacias. "Na hora de vir até a Emater para fazer o projeto individual de cada propriedade, não houve tanta adesão", contou Macedo. Tanto o secretário quanto o prefeito disseram esperar que, em 2018, quando começarão a ser elaboradas as ações para uma segunda microbacia ("Moreiras 2"), haja maior participação dos produtores rurais que se encontram nessa nova área.

Lucas Marcondes Araújo/Ascom/PMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.