Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A secretaria municipal de Saúde informa o resultado do Índice de Infestação Predial do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), o quarto do ano, ocorrido no município de Rolândia entre os dias 4 e 8 de julho de 2022, foi de 1,1%, ou seja, a cada 100 imóveis vistoriados, aproximadamente 1 apresentou criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Este resultado coloca o município de Rolândia em uma situação de médio risco segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável.

No período compreendido entre o dia 25/07/2021 e 13/07/2022 (período epidemiológico de 2021/2022), foram notificados no município de Rolândia 3.061 casos suspeitos de dengue. Destes, 2.552 casos foram descartados e 215 foram confirmados como Dengue.

Os criadouros encontrados com maior freqüência foram:

    Criadouros do Grupo D2, 43,8% - lixo, recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas, entulhos de construção;

    Criadouros do Grupo A2, 25,0% - Depósitos de água ao nível do solo para armazenamento doméstico, tais como tonéis, tambores, barris, cisternas, caixas d’água, captação de água em poço/cacimba/cisterna.

    Criadouros do Grupo B, 18,8% - vasos/frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos, etc.), objetos religiosos/rituais.

    Criadouros do Grupo C, 12,5% - Tanques em obras de construção civil, borracharias e hortas, calhas, lajes e toldos em desnível, ralos, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, fontes ornamentais; cacos de vidro em muros, outras obras e adornos arquitetônicas (caixas de inspeção/passagens).

Os dados detalhados do 4º LIRAa podem ser consultados no link: https://sites.google.com/view/boletimdadengue-rolandia/lira/liraa-julho22

Considerando que o índice de infestação predial está acima do limite máximo recomendado pela OMS/Ministério da Saúde, não podemos baixar a guarda.

Desta forma, a equipe de Controle de Endemias continua realizando diversas ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, porém, o apoio da população é fundamental.

Medidas simples podem contribuir de forma significativa para o controle da disseminação do Aedes aegypti, são elas:      

    Vasos e pratinhos de plantas devem preferencialmente ser eliminados, mas quando mantidos, devem permanecer com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão semanalmente, para eliminar os ovos do mosquito.

    Manter os quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água.

    Não deixar água parada;

    Realizar a destinação adequada do lixo, entulhos e outros materiais inservíveis;

    Verificar e realizar a manutenção correta periodicamente em calhas, marquises e ralos;

    Tambores e outros recipientes para armazenamento de água devem permanecer sempre tampados/telados. A inspeção e limpeza destes reservatórios deve ser realizada semanalmente pelos moradores mediante a escovação das paredes internas com bucha e sabão, a fim de eliminar possíveis ovos do mosquito.

Para mais informações sobre situação epidemiológica da Dengue no município de Rolândia, acesse:

https://sites.google.com/view/boletimdadengue-rolandia/in%C3%ADcio

NCPMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.