Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ontem, dia 11 de abril, no saguão da prefeitura municipal, o prefeito de Rolândia Ailton Maistro, a secretária de Saúde, Karla Ulinski e o presidente e diretor administrativo do Hospital São Rafael, Paulo Boçois de Oliveira, fizeram um ato simbólico que marcou o encerramento do processo de intervenção municipal sobre o Hospital São Rafael.

A intervenção municipal, na modalidade requisição administrativa de bens, empregados e serviços da unidade, começou em 15 de setembro de 2015. Agora, a administração do Hospital volta para a Associação Beneficente São Rafael.

Participaram ainda do evento a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, o vice-prefeito Márcio Vinícius, o Procurador Geral Wilson Sócio Júnior, a secretária de Administração Ana Regina Zubiolo, a secretária de Compras, Licitação e Patrimônio Maria Gorla Fernochi, a secretária de Educação Leise Camargo, a chefe da 17º Regional de Saúde Lúcia Lopes, os vereadores Reginaldo Silva (presidente da Câmara), Professora Janaína Beneli, Cristina Piereti, Sandro Leonardi, Guilherme Spanguemberg e Vilmar Boy, diretores e servidores do Hospital São Rafael, o presidente da ACIR Fábio Fernandes da Silva, representantes do CODESE, Servidores Municipais e representantes da comunidade.

Por quê uma Intervenção Municipal?

O Hospital ia fechar. Com muitas dívidas e dificuldade de conseguir certidões para obter verbas de custeio do estado e até do SUS, a Prefeitura, em 2015, teve que fazer a intervenção para garantir, que mesmo que de modo emergencial, o Hospital não encerrasse as atividades. Os funcionários estavam com salários atrasados, estava com várias dívidas com fornecedores e os servidores municipais estavam, à época, com indicativo de greve dos colaboradores e ainda o pedido de intervenção ética do Conselho Regional de Medicina (CRM). À época, o município não dispunha de um serviço 24 horas de saúde. Além disso, havia problema na prestação de contas e esclarecimentos por parte da Associação Beneficente São Rafael. Se isso tivesse acontecido, seria um enorme prejuízo para Rolândia e as demais cidades da micro região que são atendidas pelo São Rafael – outras 10 cidades - Pitangueiras, Guaraci, Jaguapitã, Miraselva, Prado Ferreira, Centenário do Sul, Lupionópolis, Cafeara, Porecatu e Florestópolis.

Como foi a intervenção

A Prefeitura nomeou administradores e diretores, ao longo de seis anos e quatro meses, que tiveram a missão de tentar colocar a casa em ordem e garantir o funcionamento do Hospital. Com esse trabalho, o Hospital recuperou certidões que o ajudaram a receber verbas públicas e que contribuíram na manutenção do atendimento. Dívidas foram renegociadas e a casa foi sendo colocada em ordem. No fim de 2020, o estado encerrou o repasse de quase R$ 230 mil/mensais. Esse aporte contribuiu nessa retomada.

Fim da Intervenção

Mesmo ainda com dívidas e com alguns problemas, chegou-se a conclusão que o Hospital está demonstrando capacidade de renegociar suas dívidas, pagar em dia seus servidores e assim pode caminhar sem a intervenção administrativa da Prefeitura. Além disso, hoje Rolândia conta com um atendimento 24h de saúde, que não sobrecarrega o Hospital São Rafael e que se mostra resolutivo em muitos casos. A Associação Beneficente São Rafael volta a ter o comando administrativo do Hospital.

O São Rafael hoje

Realiza, em média/mês: 136 cirurgias, 2.534 atendimentos de emergência e urgência, 3.125 procedimentos e 71 partos. Desses atendimentos, em média, 89% são pelo SUS e 11% particulares e ou de planos de saúde. Tem capacidade de 25 leitos de internação SUS em Clínica Geral, 8 leitos SUS para Cirurgias, 13 leitos SUS para cirurgia obstetrícia, 4 leitos SUS em Pediatria Clínica, 6 leitos de internação particular/convênio – total 56 leitos.

Confira o ato em: https://fb.watch/ck5o1Zl6GX/

NCPMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.