Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Terminado o prazo da regularização eleitoral para as eleições 2018, o Cartório Eleitoral de Rolândia confirma que o município tem 46.591 eleitores aptos a participar do processo de escolha do Presidente da República e seu Vice, Senadores, Deputados Estaduais e Federais e Governador e seu Vice. O prazo limite está presente na Lei das Eleições (9.504/1997), que determina que “nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição”. Neste ano, o primeiro turno do pleito está marcado para acontecer no dia 7 de outubro.

O número representa que Rolândia vai ter 155 eleitores a menos nas Eleições 2018, no comparativo com as Eleições 2016. A cidade conta com 19 locais de votação e 150 seções eleitorais. O Cartório Eleitoral de Rolândia atende de segunda a sexta, das 12h às 19h, na Rua Ernesto Campaner 335, Jardim Santa Mônica. Telefone 3255-1416.

Entre os serviços que não podem mais ser realizados estão a emissão do título de eleitor, a mudança do local de votação, o cadastramento biométrico, a solicitação de atendimento especial para deficientes e a inclusão do nome social no título de eleitor.

A Constituição Federal estabelece que o comparecimento nas eleições é obrigatório para todos os brasileiros com mais de 18 anos. O voto é facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e adolescentes com idade entre 16 e 18 anos, que também têm somente até hoje para emitir o documento com a permissão para votar.

Quem perder o prazo para alguns dos serviços, como a regularização da situação eleitoral após o não comparecimento a três votações e o cadastramento biométrico, terá o título cancelado e perderá o direito de escolher seus candidatos para os cargos de presidente, governador, senador e deputados federais e deputados estaduais e distritais.O cancelamento do título de eleitor impede ainda a inscrição em concursos públicos, a obtenção de passaporte ou CPF, a renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficiais e a tomada de empréstimos em bancos estatais. Após ter o título cancelado, o TSE afirma que os eleitores só terão a chance de regularizar novamente a situação após o segundo turno das eleições.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.