Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No segundo domingo de maio, dia 9, comemora-se o Dia das Mães. Nesta data especial é costume presenteá-las. Para que não haja problemas, o Procon municipal de Rolândia orienta os consumidores, ajudando na escolha do presente e evitando surpresas desagradáveis como o endividamento.

O primeiro passo:

Realizar uma lista com os possíveis presentes, e após fazer a escolha, o consumidor deve pesquisar preços. Cabo Neto que é o Coordenador do PROCON municipal de Rolândia, sugere que  "ao sair às compras o consumidor deve ter uma definição do que pretende adquirir e quanto pretende gastar, levando em conta as condições de pagamento e os juros em caso de parcelamento".

Se a compra for realizada pela Internet, deve-se ficar atento à segurança, pesquisando a idoneidade da empresa na própria Internet ou através dos registros de queixas nos órgãos de defesa do consumidor.

Para muitas pessoas é tradição celebrar o Dia das Mães almoçando em restaurantes. Cabo Neto ressalta a importância de se fazer reserva antecipada, já que o restaurante escolhido pode ficar com a totalidade de mesas liberadas  (atendimento aos decretos) e com isso acarretar longas esperas e aborrecimentos.

Opções:

Na aquisição de roupas e calçados o consumidor deve estar atento às informações contidas na etiqueta (composição do tecido, tamanho, período de trocas, etc.).

O consumidor deve estar ciente de que a loja só é obrigada a efetuar a substituição em caso de defeitos na mercadoria. Quando o problema for, por exemplo, o tamanho que não ficou adequado, a cor ou modelo que não agradou o consumidor, o estabelecimento só é obrigado trocar o produto se tiver se comprometido no momento da compra - tal compromisso deve constar por escrito, seja na etiqueta do produto, na nota fiscal ou em qualquer outro documento que comprove o que foi prometido e quais as condições para se obter a troca como, por exemplo, o prazo.

Para exercer o direito a troca, é importante que o consumidor mantenha a etiqueta do produto e guarde a nota fiscal.

Se a escolha for por eletrônicos ou eletrodomésticos, é obrigatória a entrega de manual, com as instruções em português, para que se entenda como usar o produto. O ideal é que, na hora da compra, seja solicitado um teste do aparelho, para avaliar se os recursos tecnológicos estão funcionando. É importante ainda que o consumidor sempre exija nota fiscal, manual, termo de garantia e a relação das assistências técnicas autorizadas.

Com o aumento da demanda por flores nessa época, a sugestão é que se esteja atento às condições e à procedência das mesmas, se há taxa de entrega, quais os tipos de embalagens e estilos do arranjo disponíveis, pois esses itens fazem diferença no preço final. As cestas de café da manhã também são muito pedidas. O recomendado é adquiri-las de empresas ou pessoas conhecidas. Os produtos embalados, mesmo que não estejam na embalagem original, precisam ter etiquetas com todas as informações obrigatórias, tais como composição e prazo de validade.

O consumidor não pode esquecer de pedir a nota fiscal, ficar atento à veracidade da ofertas e promoções, quais as possibilidades de trocas e os prazos de garantia – bens não duráveis, como alimentos e cosméticos têm um prazo de 30 dias; já os  bens duráveis (calçados, roupas, bolsas) têm um prazo de 90 dias.

O Procon de Rolândia informa que o atendimento presencial ao público está mantido.

O horário é: segunda a quinta-feira, das 10h às 15h, na Av. dos Expedicionários, 290 – 3º andar. Centro.

Email: procon@rolandia.pr.gov.br

Fones: 3156-0564 / 3906-1009 / 3906-1028.

NCPMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.