Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) acontece entre os dias 1º e 7 de agosto e já vem sendo adotada por mais de 120 países, inclusive o Brasil. A SMAM é uma campanha global para aumentar a conscientização e estimular as ações relacionadas ao aleitamento materno.

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado”, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro do leite materno.

Neste ano, a SMAM 2021 acontece sob o Tema: Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos.

As práticas de aleitamento materno são uma questão de saúde pública, exigindo esforço e investimento no nível social onde governos e outros parceiros trabalhem juntos para criar um ambiente favorável e exalta a responsabilidade compartilhada da amamentação.

O fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno é fundamental para a melhoria dos índices de aleitamento materno.

Em 2021, a pandemia de Covid-19 continua mudando o formato, mas não o foco. Os eventos de celebração e conscientização vão ocorrer respeitando o distanciamento social necessário. O Tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos” será divulgada durante todo o mês de agosto entre a mídia, Unidades Básicas de Saúde (UBS), e capacitações afim de incentivar o aleitamento materno.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a programação se concentrará em como a amamentação é uma responsabilidade de todos e faz parte das ações do Agosto Dourado. Está previsto uma carreata, no sábado, dia 7 de agosto, a partir das 9h, saída da Igreja Matriz, na Avenida Presidente Bernardes, que será um evento gratuito e aberto ao público em geral, buscando fortalecer as ações de aleitamento entre nutrizes, profissionais de saúde e sociedade em geral do município.

Outra ação prevista é a campanha de arrecadação de frascos de vidro nas UBS: “Doe um Frasco de Amor”, que tem como objetivo a coleta de potes para o armazenamento do leite doado aos Bancos de Leite Humanos. Os frascos aceitos serão do tipo “Vidro de Palmito” ou “Tipo de Nescafé”, usados para armazenar o leite materno.

Durante todo o mês de agosto as propostas das atividades que serão realizadas visando sensibilizar toda a sociedade, para que as mulheres sejam apoiadas durante o aleitamento materno. É hora de informar, enfocar, engajar-se e articular ações para proteger e apoiar o aleitamento materno.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.