Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ontem, dia 14, o prefeito Ailton Maistro,o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Audinil Maringonda Júnior e o Procurador Geral do Município, Wilson Sócio Júnior, receberam no gabinete da prefeitura, o chefe regional do IDR-PR, Shiguedy Kato, os gerentes da Sanepar, Regional Leonardo Violim, Comercial Evelise Kluk, o engenheiro Andrei Garcez, o gestor ambiental Silvio Fachini e a gestora socioambiental da Sanepar, Andréa Fontes. Na oportunidade, eles vieram detalhar sobre um trabalho que foi iniciado na última sexta-feira, no município.

Na sexta-feira (11), a Sanepar iniciou em Rolândia as visitas domiciliares para o levantamento das condições ambientais, sociais e econômicas da bacia hidrográfica do Ribeirão Água do Ema, manancial da cidade.

O objetivo do trabalho é identificar riscos atuais e futuros que impactam na quantidade e na qualidade da água do manancial. O levantamento será feito por meio de entrevistas individuais e reuniões com a comunidade, envolvendo 150 propriedades rurais e urbanas localizadas na área da bacia do manancial. São 143 propriedades com Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Ministério da Agricultura e Pecuária, e 7 moradores da área urbana, considerando como território-alvo os imóveis que ficam a montante (acima/antes) do ponto de captação da Sanepar.

De acordo com a gestora socioambiental da Sanepar, Andréa Fontes, o diagnóstico será composto por dados como infraestrutura, atividades desenvolvidas, caracterização ambiental, origem da água, destino dado ao esgoto e aos resíduos sólidos, práticas de conservação do solo e métodos de cultivo ou manejo vão compor o diagnóstico. A definição de ações prioritárias ocorrerá com a participação das propriedades rurais cadastradas no CAR, em reuniões comunitárias. Em Rolândia, a previsão é a de que o trabalho seja concluído em julho deste ano. Paraná – Além do manancial de Rolândia, o Diagnóstico Participativo ocorre em mais 13 bacias hidrográficas do Paraná, envolvendo quase 5 mil propriedades rurais em 26 municípios do Estado.

O desenvolvimento de futuros projetos e ações subsidiados pelo Diagnóstico entrarão nos Planos de Segurança de Água e terão recursos oriundos do programa Fundo Azul, da Sanepar, e de parcerias. As abordagens nas propriedades serão feitas por agentes contratados e capacitados pela Sanepar. Eles estarão identificados por crachá, colete azul e veículos com a inscrição “A serviço da Sanepar”, observando os cuidados de prevenção à Covid-19. Para a efetividade do trabalho e tendo em vista o interesse de toda a comunidade para a preservação do manancial de abastecimento, é muito importante que os envolvidos recebam os agentes e colaborem com a pesquisa. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115 ou site www.sanepar.com.br.

NCPMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.