Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto ‘Juntos Contra o Mosquito’ irá realizar atividades educacionais e mutirões de limpeza com a população para reduzir os casos de arboviroses na região

Para ajudar o Brasil no combate às arboviroses, que são as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti como a dengue, chikungunya e zika, a marca SBP, que há mais de 40 anos protege as famílias brasileiras contra os insetos, criou o movimento ‘Juntos Contra o Mosquito’. Em parceira com a Cruz Vermelha Brasileira, o município de Uraí, no Paraná, é uma das sete cidades no país que receberá o projeto em junho de 2019.

"A incidência de mosquitos na região está alta e mais do que nunca é importante que a população se mobilize para combatê-los. Com o projeto 'Juntos Contra o Mosquito' queremos mostrar que com medidas simples de prevenção, conscientização e o envolvimento de toda a população, podemos evitar a proliferação destas doenças que todos os anos causam sérios danos a tantas cidades do Brasil", explica Loic Lelann, Head de Marketing de SBP. No ano passado, o programa foi aplicado em três cidades, com resultados bastante positivos na proteção contra o mosquito Aedes aegypti.

Com apoio da rede de voluntários da Cruz Vermelha Brasileira, o programa é levado de porta em porta para cada família, alertando sobre o problema e ensinando formas de prevenção. "A parceria com SBP nos ajudou a aprimorar e multiplicar a expertise que já usávamos para os cuidados necessários contra as arboviroses.  Estamos muito felizes em participar desde o começo desta iniciativa e poder leva-la para algumas das áreas mais necessitadas do país", comenta Julio Cals, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Brasileira.

Só em 2019, foram registrados mais de 451¹ mil casos prováveis de dengue, chikungunya e Zika no Brasil, segundo o Monitoramento dos Casos de Arboviroses Urbanas transmitidas pelo Aedes, divulgado em abril deste ano pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com o Boletim Situação da dengue, chikungunya e zika vírus no Paraná, realizado pelo Governo do Estado do Paraná, o município de Uraí², está entre aqueles com maior incidência de surto.

Juntos Contra o Mosquito em Uraí

Para conscientizar a população, o movimento Juntos Contra o Mosquito estará no município de Uraí (PR) atuando em quatro importantes frentes: cadastramento das famílias que serão ajudadas, limpeza e cuidado dos possíveis focos, promoção de ações de educação de adultos e crianças sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, e doação do produto SBP Repelente Corporal³, que deve ser aplicado no corpo para realização de atividades em locais externos.

Além da solução, a população receberá um material educativo criado por SBP e Cruz Vermelha que auxiliará no combate efetivo e na prevenção do Aedes aegypti.

O material serve como base para a realização dos mutirões de limpeza que envolverão a população de cada localidade para identificar e combater os possíveis focos do mosquito eliminando assim o agente causador das arboviroses. A rede de voluntários da Cruz Vermelha Brasileira também realizará em algumas escolas ações sociais para crianças e adultos se engajarem no movimento por meio de brincadeiras e atividades lúdicas que ensinam formas de proteção.

Metodologia Juntos Contra o Mosquito

A metodologia do projeto foi desenvolvida em parceria com a London School of Hygiene and Tropical Medicine, reconhecida internacionalmente por sua excelência em pesquisas sobre doenças tropicais, levando às comunidades um programa educacional para combater e prevenir a formação de focos do mosquito.  As atividades acontecem com o apoio da Cruz Vermelha Brasileira e combina atividades educacionais, doação de produtos e realização de mutirões de limpeza. O foco principal é reduzir a reprodução e, consequentemente, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya, febre amarela e Zika, além do uso de repelentes e inseticidas que aumentam o fator de proteção. 

¹ Ministério da Saúde. Monitoramento dos casos de Arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e Zika) até a Semana Epidemiológica 15 de 2019. Abril 2019. <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/abril/30/informe-arboviroses-15.pdf>

² Governo do Estado do Paraná. Boletim 31 - 27/04/2019. Abril 2019. < http://www.dengue.pr.gov.br/arquivos/File/BoletimDengue31_2019.pdf>

3 Antes de usar leia as instruções do rótulo. Conserve-o fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Carolina Navarro/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.