Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estar com as vacinas em dia é uma atitude que deve ser seguida por toda a população, independente da idade. Por isso, para reforçar a importância de se proteger contra as mais diferentes doenças, a Secretaria de Saúde de Tamarana pede que os munícipes verifiquem rotineiramente seu cartão de vacinação. O recado também vale para os adultos, já que há uma série de doses que esse público precisa tomar – entre elas, as vacinas contra o tétano, hepatite B e a tríplice viral (que protege contra caxumba, sarampo e rubéola). "Caso o indivíduo venha a se expor a alguma condição de risco, o recomendado é se vacinar 10 dias antes disso", contou a enfermeira da coordenação do Programa Nacional de Imunizações em Tamarana, Verinha Caetano.

Febre amarela

A enfermeira frisou que a vacina contra a febre amarela só tem de ser tomada uma vez em vida. Portanto, quem já se imunizou não necessita de nova dose. A vacina é recomendada para crianças a partir dos 9 meses até adultos com 59 anos, 11 meses e 29 dias (ou seja, 60 anos incompletos). Gestantes, lactantes e idosos são orientados a não tomá-la, mas, caso se desloquem para área de risco, podem ser imunizados após autorização médica. "Quem tem o hábito de acampar precisa verificar se o cartão de vacinação está atualizado", completou Verinha Caetano. Conforme a Secretaria estadual da Saúde, o último caso de febre amarela autóctone (contraído no próprio estado) confirmado no Paraná foi em 2008, em Laranjal, na região central. Já o último óbito autóctone ocorreu no mesmo ano, também em Laranjal.

Além disso, as autoridades da Saúde ressaltam que os macacos não transmitem febre amarela para os seres humanos. A violência contra esses animais, inclusive, é crime ambiental e pode gerar detenção de seis meses a um ano, além de multa. Todavia, casos de macacos que porventura tenham sido encontrados mortos devem ser informados de imediato pela população para a Vigilância Sanitária de Tamarana. O órgão, que fica na Rua Evaristo Camargo, número 245, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone é o 3398-1982.

Locais de vacinação

Na zona urbana de Tamarana, as unidades básicas de saúde do Centro (3398-1893) e do Jardim Juny (3398-1987) ficam de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para atualizar as vacinas de toda a população. Na zona rural, a vacinação é realizada em dias específicos: no Assentamento Mandassaia, toda primeira segunda-feira do mês (9h-12h); no Bairro dos Moreiras, toda última quarta-feira do mês (9h-11h30); no Bairro Serraria, toda primeira quinta-feira do mês (9h-14h) e, por fim, no posto do Assentamento Água da Prata (Incrão), toda primeira sexta-feira do mês (9h-13h).

Lucas Marcondes Araújo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.