Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A última reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável tratou de novos projetos para fomentar os negócios dos produtores rurais de Tamarana. O encontro ocorreu na Secretaria de Agricultura do município, no último dia seis, e teve entre suas pautas uma parceria entre os agricultores e a Tamarana Tecnologia para que eles negociem sua produção diretamente com a empresa, sem a necessidade de intermediários.

"É algo que pode agregar valor aos itens que vêm do campo, já que a Tamarana Tecnologia consome muitos alimentos em seu dia a dia", explicou o titular da pasta de Agricultura, Fernando Macedo. Produtores rurais interessados em participar da iniciativa podem entrar em contato diretamente com a nutricionista do restaurante da empresa, Nicole Meiborg, por meio do telefone 3398-0514.

Também durante a agenda do conselho, produtores da bacia leiteira do município relataram a demanda do setor por assistência técnica especializada. A reivindicação, conforme Macedo, já tem sido estudada pelo Executivo local para ser colocada em prática posteriormente. "O prefeito Beto Siena se dispôs a atender esse pedido e autorizou o início dos trâmites para a contratação do serviço", contou.

Cursos na Expo

O secretário informou ainda que o órgão irá oferecer transporte para três cursos gratuitos que serão promovidos pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) na 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (5º Encontro Técnico de Frutas, Verduras e Legumes e Encontro de Produtores de Leite, ambos marcados para 12 de abril, além do Workshop de Turismo do Norte do Paraná, no dia 14 abril). Fernando Macedo lembrou que os agricultores interessados em participar das formações devem procurar a secretaria o quanto antes, pois as vagas tanto para os cursos quanto para o traslado são limitadas. A pasta fica na Rua Albino Lovo, 85, Centro, e atende no 3398-1974.

Demais pautas

Além disso, a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável tratou de um projeto que pretende repassar mudas de árvores frutíferas para pequenos produtores que fazem parte do Cadastro Único do governo federal. A administração municipal já começou a levantar essa demanda para executar a ideia. Por fim, também houve uma apresentação por parte da Copel a respeito das vantagens do Programa de Irrigação Noturna, que pode oferecer desconto de 60% na tarifa de energia elétrica de sistemas de irrigação. Mais informações dessa iniciativa podem ser obtidas através dos canais de atendimento da Copel – entre eles, o 0800 51 00 116.

As reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Tamarana ocorrem sempre na primeira terça-feira do mês, às 9h, na Secretaria de Agricultura de Tamarana. O secretário Fernando Macedo destacou que toda a comunidade, seja do campo ou da cidade, está convidada para participar dos encontros.

Lucas Marcondes Araújo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.