Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Creas de Tamarana informa canais para denúncias de violência doméstica

Atento às realidades que, diante da pandemia da Covid-19, muitas famílias tamaranenses têm enfrentado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) vem reforçando o alerta sobre os canais pelos quais a população pode denunciar de forma anônima casos de violência doméstica contra a mulher.

A ação mais recente ocorreu na última semana, quando o assistente social da unidade, Carlos Eduardo Ramos, e a servidora Greice Leandra Lopes, da Secretaria municipal de Assistência Social, distribuíram informativos em 16 pontos da cidade, entre estabelecimentos comerciais e órgãos públicos.

"Com a pandemia [da Covid-19], pode haver muitas mulheres que, se estiverem em situação de risco, vão ter dificuldade para sair de casa. [...] Ao colocar panfletos em salões de beleza, mercados, bancos, Correios, lotérica, a gente está tentando sensibilizar a comunidade para que ela ajude a identificar esses casos", explicou o assistente social do Creas.

De acordo com Ramos, há meses em que o Creas recebe até cinco novos casos de violência doméstica em Tamarana. "Se a comunidade ajudar a gente, fica bem mais fácil de o serviço chegar para atender [as vítimas]", observou. Ainda conforme o assistente social, é fundamental que a informação transmitida ao órgão tenha detalhes importantes – entre eles, o endereço exato da vítima.

O telefone para denúncias ao Creas é o 3398-1930. O anonimato de quem denuncia é garantido. A unidade ainda atende crianças, adolescentes, jovens infratores, idosos, pessoas com deficiência e população em situação de rua. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social fica na Rua Evaristo Camargo, 1.206-B, Centro (nas proximidades do Centro Social Urbano) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os cidadãos também podem acionar as forças de segurança pública pelos telefones 190 (que é o canal da Polícia Militar para emergências) e 180 (número nacional para denúncias de violência contra a mulher).

Lucas Marcondes Araújo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.