Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Várias atrações estão agendadas para a comemoração do 26º Aniversário do município de Tamarana, que é comemorado no dia 13 de dezembro.

A prefeita em exercício, Luzia Harue Suzukawa, aproveita para convidar toda a população para as festividades que acontecem de 10 a 12 de dezembro. A abertura oficial das festividades acontece no dia 10, a partir das 19 horas com a chegada do Papai Noel, na praça da Igreja Matriz, no centro de Tamarana. Durante todos os dias, serão oferecidas várias atrações à comunidade: Feira da Lua especial de aniversário; Bandas do Colégio Militar; Banda Marcial da Guarda Mirim; Taikô; Orquestra de Metais; apresentação indígena kaingang; chegada do Papai Noel; parque infantil e muito mais.

História

Emancipada de Londrina em 1995, Tamarana é um dos municípios mais novos do Paraná e, como todo jovem, a cidade traz consigo o espírito aventureiro. São dezenas de cachoeiras espalhadas pela zona rural, que ainda conta com vastas áreas montanhosas. A Serra do Arreio, por exemplo, tem quase mil metros de altitude e proporciona uma vista que alcança quilômetros de distância.

O território de Tamarana abrange a Terra Indígena Apucaraninha, comunidade onde vivem cerca de 1.500 Kaingangs em cinco aldeias. Lá também está um dos principais cartões-postais do Norte do Paraná. É o Salto do Apucaraninha, uma queda d'água de 116 metros de altura.

Situada a 340 quilômetros de Curitiba e pouco mais de 50 quilômetros de Londrina, Tamarana tem 14.548 habitantes, segundo o IBGE. A agricultura, através do cultivo de produtos como a soja, milho, hortifrutigranjeiros, leite e derivados, é o carro-chefe da economia local.

De família pioneira, Edison Siena, foi o primeiro prefeito eleito em 1996. Siena foi vereador em Londrina durante 23 anos, por 5 mandatos consecutivos, no período de 1973 a 1996. Edison Siena, faleceu aos 60 anos, no dia 03 de julho de 2003, em um grave acidente a PR 445.

Luzia Harue Suzukawa (PSDB) é a primeira mulher eleita prefeita de Tamarana, ela foi eleita em 2021 com aprovação de 55,84% da população.

#JornalUnião

Vista aérea  da cidade de Tamarana

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.