Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto de combate ao desperdício de frutos nos períodos pré e pós-colheita recebeu menção honrosa por participação em programa global da Samsung

Um grupo de quatro alunos de Toledo, no Paraná, recebeu uma menção honrosa durante a cerimônia de premiação da 8ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil, que tem coordenação geral do Cenpec. Os estudantes receberam o reconhecimento por terem desenvolvido um projeto que visa o combate do desperdício de frutos nos períodos pré e pós-colheita, evitando danos nas plantações que são causados por fungos, umidade e alta temperatura. Como finalistas, cada aluno foi premiado com um notebook Samsung.

O protótipo usa de extratos vegetais e biofilme orgânico a base de algas para melhorar a qualidade dos alimentos na pré-colheita, além de evitar o desperdício desses alimentos ainda na plantação. Dessa forma, os estudantes conseguiram tornar esses frutos mais saudáveis e atrativos para o consumidor final, sem o uso de produtos químicos. Além de melhorar a colheita de hortas e plantações de produtores locais.

 “Eles não esperavam ser classificados entre os 10 finalistas e isso já foi motivo de muita alegria. Quando recebemos a menção honrosa, entraram todos em estado de euforia. É uma sensação muito boa saber que estamos entre as equipes que obtiveram algum reconhecimento. O projeto ainda está em andamento de acordo com o que esperávamos e eles já estão pensando no que fazer ano que vem. Esse é um grupo bem ativo e com alunos muito determinados”, conta Dioneia Schauren, agente educacional e orientadora do grupo.

Para apresentar projetos consistentes e inovadores, os alunos contaram com mentorias oferecidas pela equipe do programa, de forma a guia-los no processo de desenvolvimento de seus protótipos e alcançar o máximo potencial por meio do conhecimento adquirido em sala de aula. Além do reconhecimento à equipe de Toledo, foram premiados alunos do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 “O Solve For Tomorrow é uma das iniciativas em que a Samsung reafirma seu compromisso com a visão global de Cidadania Corporativa: “Together for Tomorrow! Enabling People”. E nós ficamos muito felizes e orgulhosos quando nos deparamos com projetos tão inteligentes e inovadores criados por alunos de todo o país. A menção honrosa foi um reconhecimento merecido pela equipe de Toledo. O mérito é todo deles pelo esforço dedicado no projeto apresentado”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

 “Apoiar os professores e contribuir com a formação dos estudantes durante todo o processo de participação no Prêmio é um de nossos grandes objetivos. Promover a pesquisa, valorizar o protagonismo dos jovens e dar visibilidade a projetos científicos desenvolvidos em diferentes regiões do país é propiciar acesso a mais estudantes e contribuir para a redução das desigualdades educacionais no pais”, afirma Ana Cecília Arruda, coordenadora de programas e projetos do Cenpec.

Premiação Solve For Tomorrow

Os projetos selecionados como Vencedores Nacionais foram contemplados com uma Smart TV Samsung para suas respectivas escolas, além de smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwaches (3º lugar) para cada aluno das equipes vencedoras.

Já os projetos vencedores pelo Júri Popular foram contemplados com o Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores. Além disso, todos os estudantes finalistas receberam um notebook Samsung, assim como os professores semifinalistas.

No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow é um programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A iniciativa já envolveu mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos, e a 8ª edição, que também foi a segunda a acontecer de forma totalmente remota por conta da pandemia, registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, como também em 40% na de professores e 52% na de escolas.

O programa busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação e conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

Tathiane Barbieri/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.