Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito de Cambé Zé do Carmo e o vice Conrado Scheller participaram da reunião do último dia 27 da Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura, na ACIL. Entre as obras consideradas prioritárias para a comissão estão os Viadutos da Angelina Vezozzo, em Londrina, e Bratislava, em Cambé. Durante a reunião foram apresentados os custos com base no ano de 2016 para as duas obras, que precisam ser atualizados. Angelina custará R$ 19,5 milhões e Bratislava R$ 15 milhões. Os projetos dos dois viadutos estão prontos. Eles foram elaborados pela Econorte e doados oficialmente ao DER. Para o prefeito Zé do Carmo a obra é prioridade um para Cambé. “O viaduto fica no final da Brasil com o acesso ao Bratislava. Por ali nós podemos chegar à Arapongas, Londrina e Rolândia, são quatro municípios envolvidos com um tráfego intenso da BR-369. Muitas vidas se perderam, então este viaduto é o que precisamos como prioridade número um nesse momento para Cambé”, afirmou Zé do Carmo.

“O projeto está pronto e o que nós aguardamos que nos próximos dias o novo secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, venha à comissão para dar um prazo com relação a possibilidade de lançar a licitação destes dois viadutos. São obras para desafogar o tráfego e também pela segurança. Em oito anos, só ali em Cambé, houve 360 acidentes”, completou Tiago Amaral.

Contorno Norte

A Comissão apresentou a solicitação de proprietários rurais que querem alterações no traçado do trecho 1 do Contorno Norte. A Comissão solicitou à Concessionária Econorte, que elaborou o projeto da obra, uma justificativa técnica sobre a escolha do traçado. “A área do atual traçado potencializa o desenvolvimento da nossa região, com atração de mais empresas e mais empregos, e esse foi um dos pontos mais destacados em relação ao contorno Norte, mas a melhor decisão a ser tomada é aquela que resguardar o interesse público e o desenvolvimento da cidade”, comentou o deputado Tiago Amaral.

A obra será executada em três etapas: de Ibiporã até a PR-545; da PR-545 até a PR-445 e da PR-445 até Cambé. O governo do estado deixou a cargo da Comissão a escolha do trecho para o início das obras e ficou definido no início de 2018 que os trabalhos vão começar pelo trecho II. A próxima ação da comissão é verificar o andamento da licença ambiental (RAS) junto ao IAP e DER.

Duplicação da PR-445

Com relação à duplicação até Irerê houve recurso de uma das empresas concorrentes, o que atrasou o início das obras. O recurso foi negado pelo DER e o contrato está sendo finalizado.

“A grande resposta que tivemos hoje foi a confirmação de que a contratação do projeto para duplicação até Mauá da Serra está prevista no orçamento do estado deste ano. O Estado tem um recursos do BID para investimentos e esse projeto está inserido. O que nós cobraremos agora é que esta licitação ocorra o quanto antes. Se a gente quer colocar recursos de governo estadual ou federal nós precisamos antes ter o projeto para nos dizer quanto a obra vai custar. Por isso, a importância de ter este projeto o quanto antes”, comentou Tiago Amaral.

Aeroporto de Londrina

O superintendente da Infraero Ademir Gauto elogiou a atuação da comissão. Segundo ele, o fato de ter uma comissão com várias entidades fortes e atuantes cobrando celeridade transmite a mensagem de que é necessário ter agilidade e dar uma resposta.

Gauto apresentou o andamento dos trabalhos de levantamento de campo para execução do projeto. “A expectativa é que o projeto esteja nas nossas mãos até setembro para que a gente possa pleitear que no orçamento projetado do Governo Federal para 2019 esteja inserido os valores para o aeroporto. É um grande avanço e se não tivesse a participação da comissão neste processo nós não veríamos acontecer. Nós estamos antecipando algo que só ocorreria em 2012 ou 2022 para 2019”, comentou Tiago Amaral.

A reunião contou com a participação de representantes da Infraero, DER e Econorte.

A comissão

Desde julho de 2017, a região norte do Estado conta com uma Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura que é formada pelo deputado Tiago Amaral e por representantes da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sindimetal Norte, Sinduscon Norte, Associação Médica de Londrina, AEPIC e Grupo Folha. Até o momento foram realizadas 6 reuniões, cinco em 2017 e uma em 2018.

Membros da Comissão de Infraestrutura

Tiago Amaral - Deputado estadual 

Claudio Tedeschi – Presidente da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina)

Afrânio Brandão – Diretor Presidente da SRP (Sociedade Rural do Paraná)

Antônio de Oliveira Sampaio - Diretor Vice-Presidente da SRP (Sociedade Rural do Paraná)

Brazil Alvim Versoza – Presidente do CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina)

Valter Orsi – Presidente do Sindimetal Londrina

Rodrigo Zacaria – Presidente do Sinduscon Norte

José Nicolás Mejia, superintendente Grupo Folha

Rosi Guilhen/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.